Tecnologia

Modernização da Construção Civil com o poder da Tecnologia

por Mariana Gomes | 11 Junho, 2020

Ao enfrentar uma era de consumidores cada vez mais exigente, o setor da construção civil vê-se obrigado a apostar em novas tendências e inovações para garantir competitividade e oferta de valor.

 

A adoção de novas tecnologias na construção civil não é apenas uma tendência. Existem já ferramentas que modernizam os processos atuais e oferecem oportunidade de explorar novas abordagens estratégicas que melhoram o fluxo de trabalho.

 

A conclusão é clara: as novas tecnologias conduzem à modernização da construção civil. Desde questões de segurança à produtividade e desde software cloud para acesso instantâneo a dados importantes até ao uso de equipamentos autónomos. A tecnologia permite ao setor da construção civil apostar em novas técnicas e aumentar a eficiência no trabalho.

 

- Software de gestão online para o setor da construção.

 

A indústria da construção em mudança

 

Ano após ano, novos avanços tecnológicos estão a melhorar a indústria da construção civil. No passado, ferramentas como aplicativos móveis, drones ou a Realidade Virtual eram considerados tecnologia futura. Atualmente, já estão incorporados no setor da construção.

 

Algumas das últimas tendências tecnológicas aplicadas ao setor da construção civil incluem o aumento do uso de peças pré-fabricadas, o uso de ferramentas para projetar edifícios e o uso de tecnologia verde para construir estruturas ecológicas.

 

É, então, certo que a tecnologia impacta o setor da construção civil em várias áreas. Desde a produtividade, à segurança e à mão de obra. E para inovar é fundamental usufruir de vantagens como:

 

  • Rápido acesso à informação;
  • Diminuição de erros e falhas;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos.

Tecnologia que impacta a construção civil

 

Estamos em 2020. E as empresas estão a adotar estratégias para aumentar a eficiência em todos os níveis. No setor da construção civil é possível utilizar os avanços tecnológicos para oferecer o melhor serviço.

 

De forma a aumentar a produtividade e transformar um setor tradicional, deve ser implementada tecnologia moderna que agilize as operações de construção dentro e fora do local de trabalho.

 

Inteligência Artificial (IA)

 

A Inteligência Artificial possibilita que máquinas aprendam com experiências, que se ajustem a novas entradas de dados e realizem tarefas como seres humanos. Com esta tecnologia, as máquinas podem ser treinadas para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

 

Existem, no entanto, dois importantes ramos da IA: Machine Learning e Deep Learning.  

 

Machine Learning

 

Treinar computadores para que pensem como humanos com recurso a quantidades enormes de dados, identificando padrões para que aprendam seguindo um exemplo. É esta a essência do Machine Learning. A utilização desta técnica no setor da construção civil resume-se à capacidade de mitigar erros humanos, aumentando a produtividade sem a consequência de perdas de recursos.

 

Deep Learning

 

Trata-se de um ramo do Machine Learning. Baseia-se numa classe específica de algoritmos, chamada redes neurais. Os algoritmos funcionam de forma semelhante aos de Machine Learning, no entanto, as redes neurais funcionam de uma forma tão profunda, tentando imitar a função das redes neurais humanas presentes no cérebro. O Deep Learning inclui reconhecimento da fala, deteção de objetos e identificação de imagens.  

 

Na construção civil, é já possível utilizar carros autónomos que utilizam Deep Learning para reconhecer padrões e prever situações.

 

Drones

 

Os drones podem fazer um scan aéreo dos locais de obra de forma a recolher dados importantes. Com esta tecnologia, é possível ter uma visão global do projeto em tempo real e com uma melhor visibilidade do terreno.

 

Com os dados produzidos pelos drones, torna-se possível criar modelos estruturais em 3D ou mapas topográficos que ajudam a estimar e determinar a quantidade de materiais para reduzir os custos excessivos. Esta tecnologia ajuda, no fundo, a manter os projetos no caminho certo, com a capacidade de aumentar a visibilidade para detetar possíveis problemas futuros.

 

BIM - Building Information Modeling ou Modelo da Informação da Construção

 

BIM é um dos muitos frutos da Internet og Things (IoT). Com o objetivo de facilitar o processo de construção, esta tecnologia permite criar modelos 3D de uma obra. Os planos construídos manualmente deixam de fazer sentido – muito devido à dificuldade adjacente de serem realizadas atualizações – e surge uma nova aposta num modelo mais preciso que elimina o risco de erro humano e aumenta a eficiência do processo.

 

Além disso, com recurso a este sistema, os planos de arquitetura, eletricidade, estrutura, engenharia, canalização ou aquecimento, que eram criados separadamente, estão reunidos num só plano. Na construção civil, a aplicação desta tecnologia ajuda a acompanhar o estado das obras e de todos os fatores com impacto nos resultados finais.

 

Tecnologia móvel

 

A eficiência das operações de construção é mais ágil com dispositivos móveis. A utilização de tablets ou smartphones no local da obra permitem aumentar os níveis de produtividade ao ser possível aceder a toda a informação relevante num só local e em tempo real. Este fácil acesso permite otimizar negócios com dados instantâneos e relatórios constantes.

 

Os dispositivos móveis armazenam uma grande quantidade de dados e informações para projetos de construção e deixa de existir a necessidade de serem arquivados em pilhas de papel.

 

Wearable Technology ou Tecnologia utilizável

 

Tal como o nome indica, este tipo de tecnologia pode ser utilizado pelos intervenientes da obra e oferece a oportunidade de aumentar os níveis de segurança e eficiência, reduzir riscos e aumentar a qualidade de todos os processos envolventes nas operações de construção civil.

 

Alguns exemplos deste tipo de tecnologia passam por óculos, chapéus ou viseiras, sensores que detetam as condições físicas e ambientais de um trabalhador e podem estar anexados, por exemplo, nos capacetes de segurança, no equipamento de proteção individual ou nos óculos de segurança.

 

Estes dispositivos também podem incluir a tecnologia de Realidade Aumentada e Virtual.

 

Software cloud para o setor da construção civil

 

A tecnologia moderna está a evoluir para atender às necessidades da indústria. Aumentar a eficiência e a produtividade no local de trabalho é o objetivo primordial da utilização de novas tecnologias.

 

Vivemos num mundo tecnologicamente avançado e o trabalho de construção não se limita apenas aos locais de trabalho. No local da obra, no escritório ou em casa, é importante ter sempre a informação relevante disponível em qualquer dispositivo. A utilização de software cloud não oferece apenas segurança, conduz também a um trabalho mais acessível e flexível que permite agilizar os processos.

 

Por permitir a comunicação instantânea, a cloud promove a colaboração e a conectividade em tempo real. É possível partilhar e aceder a informações em tempo real, economizando tempo e agilizando tarefas.

 

O Jasmin é um software de gestão cloud ideal para o setor da construção que permite acompanhar os dados em tempo real e ainda oferece previsões da evolução futura. Trata-se de uma solução que integra Inteligência Artificial e Machine Learning para auxiliar na tomada de decisão.

 

Experimente a versão gratuita do Jasmin e aposte numa gestão assente na transformação digital!

Mais artigos