Gestão Pessoal

Vai de férias? Dicas para desligar da tecnologia

por Isabel Dias | 1 Agosto, 2018

A tecnologia está presente nas nossas vidas desde que acordamos até que vamos dormir, e praticamente todas as rotinas do dia-a-dia têm algum tipo de intervenção tecnológica, desde a comunicação com família e amigos até fazer compras. O trabalho não é exceção e, especialmente no caso dos negócios da atualidade, a tendência é o trabalho digital, online e cloud.

 

Apesar de esta revolução digital trazer inúmeras vantagens e conveniências, pode também ter efeitos nefastos, como tudo em excesso. Se vai de férias em breve, damos-lhe dicas de como tirar também umas férias da tecnologia, e voltar com as baterias recarregadas, e pronto para voltar a ser um líder digital.

 

Vantagens de tirar férias da tecnologia

 

Mente relaxada

 

Manter-se afastado da tecnologia (e não apenas quando a tecnologia significa trabalho) durante alguns períodos ao longo do ano vai ajudá-lo a relaxar. Isto, porque vai poder não fazer nada durante uns dias, seja responder a emails, falar com clientes ou fornecedores, ou preocupar-se com questões relativas ao seu trabalho.

 

Aumento de produtividade

 

Ao ter umas pequenas férias da tecnologia estará a quebrar a sua rotina. Vai ver que fica mais descansado e que a produtividade aumenta, ao voltar ao trabalho. Também liberta tempo para fazer outras coisas: caminhadas, praia, estar com amigos ou família, ou o que quer que seja que não tem tempo no dia-a-dia.

 

Mais criatividade

 

Ao desligar um pouco das obrigações e tarefas a que responde diariamente, abre espaço a novas atividades e experiências. Estas, ainda que não estejam diretamente relacionadas com a sua ocupação, são formas de estimular a criatividade que, sim, terá impacto em todas as áreas da sua vida.

 

Menos stress

 

O stress é, simultaneamente, o melhor e o pior amigo dos empreendedores de hoje em dia.

 

Melhor porque o obriga a tomar decisões e a desenvolver armas para enfrentar problemas e dificuldades; pior porque, como tudo em demasia, cansa o corpo e a mente, e pode levar a um estado de “burnout”. Estar sempre “ligado” é ótimo no que toca aos negócios, mas uma pausa de vez em quando só traz benefícios àqueles que têm muitas responsabilidades.

 

Melhor descanso

 

Está provado que a tecnologia e o digital podem ter efeitos nocivos na qualidade do sono. E todos sabemos o quão necessária é uma boa noite de sono, especialmente para quem assume responsabilidades tal como a de gerir um negócio. Dormir bem ajuda a viver bem, a pensar melhor e a tomar melhores decisões.

 

Dicas para “desligar” da tecnologia durante as férias

 

Adiante -se às férias

 

Se vai de férias, comece um pouco antes a preparar a sua ausência: fale com os seus colaboradores, delegue tarefas, e adiante o trabalho que tem pendente. Deixe a sua empresa “encaminhada” para que não seja necessário nenhum colaborador ou colega contactá-lo por qualquer dúvida que poderia ser resolvida com uma simples preparação.

 

Crie emails de resposta automáticos

 

Ainda que tire férias, os seus colegas, clientes e fornecedores não tirarão necessariamente na mesma altura. Assim, é provável que continuem a chegar dezenas de emails diários. A solução é criar respostas automáticas. Algo tão simples como filtrar certos endereços de email e atribuir-lhes uma resposta do estilo “Encontro-me ausente até dia X. Responderei tão brevemente como possível.” é uma boa forma de não o sobrecarregar durante as férias e ao mesmo tempo assegurar os seus clientes e fornecedores de que não estão esquecidos.

 

Smartphone limitado

 

Pode parecer extremo, mas vai ver que dá resultados. Limite o seu tempo de utilização do smartphone. Se é daqueles que não consegue deixar de ver os emails, defina um período limitado para o fazer, como por exemplo de manhã. Uma hora para ver se há alguma coisa urgente, e o resto do dia para aproveitar as férias.

 

Esqueça-se do computador

 

Os computadores estão intimamente associados com trabalho, pelo que o nosso conselho é que se “esqueça” dele em casa ou no escritório. Se não for possível ter umas férias completamente livres do computador, siga o mesmo conselho do smartphone: limite o tempo a que tem acesso a ele.

 

Não leve trabalho consigo

 

Muito importante: nunca leve trabalho para férias. Se estiver a trabalhar vai chegar ao fim das férias e sentir que não descansou, não se divertiu e que não parou de trabalhar. Se preparar tudo com antecedência vai ser-lhe mais fácil não se sentir culpado ou obrigado a trabalhar. Olhe que aquele email pode esperar uns dias, mas as férias acabam!

 

Jasmin, quando a tecnologia o ajuda a “desligar”

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é um verdadeiro aliado na gestão do seu negócio. Além de facilitar e agilizar as tarefas repetitivas do dia-a-dia, também lhe permite trabalhar a partir de onde quer que esteja, ao ser 100% cloud. E, da mesma forma, permite-lhe ir de férias ou viajar sem reservas: pode usar o Jasmin a partir do seu smartphone, tablet ou computador pessoal.

 

Além disso, não tem limite de acessos, pelo que pode convidar o seu contabilista e pessoas da máxima confiança a aceder ao Jasmin. Quando voltar das suas férias, o Jasmin terá recolhido informação de vendas, pagamentos, recebimentos, faturas emitidas e outros dados, e poderá ver um resumo de tudo o que aconteceu.

 

Mas estas representam apenas uma fração das funcionalidades do Jasmin: dotado de inteligência e poder preditivo, este software torna-se, mais que uma ferramenta, um poderoso instrumento para o empreendedor moderno e para a gestão do seu negócio.

 

Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais