Tecnologia

A transformação digital nos negócios

por Isabel Dias | 13 Dezembro, 2017

Estamos no século da transformação digital. Este fenómeno está em tudo o que fazemos: é inerente à forma como vivemos o nosso dia-a-dia e até à forma como nos relacionamos. Na verdade, a transformação digital está constantemente presente e, nos negócios, pode ser o fator chave para o sucesso empresarial. Hoje falamos para empresários e empreendedores: conheça os benefícios que pode vir a ter com a implementação da transformação digital no seu negócio.

 

O que é transformação digital nos negócios?

 

A transformação digital nos negócios é fundamental, cada vez mais. Não que o meio tradicional seja esquecido, de todo, mas as necessidades latentes bem como o modo de estar e viver dos consumidores têm vindo a alterar-se. Optando por meios e métodos de pesquisa mais rápidos, acessíveis, contínuos, sem se deslocarem e no timing certo. O digital assume-se como o meio de eleição, a escolha do consumidor.

 

Vemos a transformação digital nos negócios como um modo de conectar a tecnologia aos interesses e objetivos da empresa. Cada vez mais surgem formas inovadoras de gerar negócio. Por exemplo através da utilização de aplicações móveis (App’s), e-commerce, serviços na cloud, o fenômeno do Big Data e a Internet of Things.

 

No entanto, a transformação digital não é um processo fácil. É um processo que começa nos recursos humanos e só depois passa para os processos empresariais, internos e externos.

 

Desengane-se se pensa que a transformação digital só pode, ou só deve, ser aplicada em grandes empresas, em multinacionais com centenas de colaboradores e uma capacidade de investimento abismal. A verdade é que a dimensão das empresas não importa, importa sim a vontade e predisposição de aceitar a mudança e da realidade que o digital é o futuro dos negócios.

 

5 vantagens da transformação digital nos negócios

 

1. Aumento da eficácia dos processos organizacionais

 

A transformação digital trouxe consigo a cloud e, hoje, para algumas empresas já é impensável trabalhar sem recurso à cloud. Trabalhar na cloud, não só aumenta a autonomia dos profissionais como também aumenta a sua produtividade e acesso constante por todos os colaboradores.

Para além da cloud, a digitalização veio permitir que alguns processos organizacionais passassem a ser automatizados, eliminando de vez micro tarefas que iriam demorar bastante mais caso fosse um recurso humano a executá-las.

 

2. Aumento da vantagem competitiva no mercado

 

Como referido acima, a transformação digital não é um processo fácil. Saber quem são os concorrentes, como se inserem no mercado digital, o que procura o cliente e como o procura, como usar a tecnologia para ir de encontro às necessidade do cliente, são alguns dos desafios que iremos encontrar pelo caminho. Toda esta análise irá permitir perceber quais os pontos fortes e fracos do negócio, quais as ameaças e oportunidades. Ao aplicar a transformação digital no negócio, a vantagem competitiva no mercado irá aumentar.

 

3. Aumento e fidelização de clientes

 

O cliente necessita de meios que facilitem e dinamizem a sua forma de estar na sociedade: no trabalho, em casa, de férias, com a família, com os amigos. O facto de os negócios passarem a estar disponíveis digitalmente, acessível a partir de qualquer dispositivo móvel, não só atrai mais clientes como retém os que já existem. Melhora a experiência do cliente e a abrangência do negócio, não se limitando localmente, mas sim globalmente.

 

4. Aumento da motivação da equipa

 

A mudança de processos internos, do tradicional para o digital, pode resultar numa maior motivação para os colaboradores. A mudança para o digital só vai facilitar o seu dia-a-dia e apoiá-los numa melhor gestão de energia, tempo e tarefas. Implemente e fomente uma cultura digital primeiro na sua equipa e, só depois, nos processos internos e metodologias de trabalho.

 

5. Otimização de processos internos

 

Inerente a uma cultura digital, e como referimos no ponto anterior, está a mudança de processos internos e metodologias de trabalho. Ao efetuar a mudança do modelo de negócio surge a necessidade de ter uma plataforma tecnológica para a integração de dados e processos organizacionais. Os softwares de gestão na cloud são a solução e muitas empresas já utilizam. Perfeito para trabalhar de forma integrada com colaboradores, clientes e fornecedores.

 

 

O Jasmin assume-se como um software de gestão 100% cloud, intuitivo, que ajuda as empresas a serem mais produtivas com menos recursos.

 

Se está à procura de um melhor software de gestão para a sua empresa, experimente o Jasmin. Para além de certificado, é gratuita!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos