Tecnologia

As vantagens da fatura eletrónica para o seu negócio

por Isabel Dias | 10 Outubro, 2017

Veio mudar o paradigma do que outrora era burocracia em papel para, atualmente, se transformar num recurso valioso em diversos negócios: mas será que conhece todas as vantagens da fatura eletrónica?

 

Antes, o processo de organizar, carimbar, assinar e emitir faturas exigia muito tempo e disponibilidade por parte dos administradores. Hoje em dia, o potencial da tecnologia veio permitir aos administradores de empresas obter recursos mecanizados que facilitam algumas das suas tarefas, simplificando assim os processos de faturação.

 

 

O que é a fatura eletrónica?

 

A fatura eletrónica é um documento comercial semelhante a uma fatura convencional em papel, cuja principal vantagem é a de chegar instantâneamente ao consumidor através do e-mail.

 

A sua autenticidade é garantida por um certificado digital que satisfaz todos os requisitos legais da assinatura digital que assegura a identificação da entidade que faz o seu envio. Assim, em termos legais, tanto o seu valor como a sua validade em nada diferem aos de uma fatura em papel.

 

Nota: A partir de 30 de setembro de 2021, a assinatura digital qualificada passa a ser obrigatória na faturação eletrónica. 

 

Uma das maiores vantagens da fatura eletrónica é a simplificação do processo de faturação que passa a ser automático. Passa a ser apenas necessário dar a ordem de envio para o consumidor que, ao receber a fatura por e-mail, facilmente consegue aceder ao ficheiro em qualquer lugar.

 

Além da poupança de tempo, a outra das vantagens da fatura eletrónica é o facto de permitir aos administradores manter o foco nas tarefas que são primordiais para a rentabilidade dos seus negócios.

 

 

As vantagens da fatura eletrónica

 

Para as empresas:

 

  • Redução nos gastos de papel, tinta de impressora e custos de envio por correio;
  • Diminuição do espaço físico necessário para armazenamento de ficheiros;
  • Possibilidade de agendar o envio de faturas eletrónicas;
  • Aumento da eficácia e rapidez no processo de faturação;
  • Aumento da segurança e confidencialidade da informação;
  • Possibilidade de aceder à documentação a partir de qualquer lugar e hora, recorrendo a tecnologias cloud.

 

Para os consumidores:

 

  • Aumento da rapidez na receção das faturas;
  • Redução dos riscos de extravios;
  • Simplificação do processo de gestão e arquivação de documentos;
  • Aumento da segurança e confidencialidade de dados;
  • Fácil acesso e utilização das faturas em qualquer situação que exija a sua apresentação.

 

 

Concluindo

 

Como um dos pilares de um dia-a-dia mais digital, a fatura eletrónica é cada vez mais importante para a gestão financeira dos negócios.

 

Afinal qual é o negócio que não precisa de mecanismos que facilitem o acesso às suas informações financeiras a partir de qualquer lugar? Se esta ainda não é uma realidade para si ou para a sua empresa, talvez o software de faturação certificado Jasmin seja a solução para o seu negócio.

 

Comece já a utilizar o Jasmin. Para além de cloud, é gratuito!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos