Negócios

Como combater a inflação e aumentar a rentabilidade do seu negócio

por Helena Sousa | 6 Outubro, 2022

A inflação é um fenómeno económico comum mas raramente desejado, sobretudo pelas empresas, visto que tem um impacto sério nas suas margens devido ao aumento dos custos das matérias-primas, dos salários dos trabalhadores e afins. Como tal, apresentamos algumas formas de combater a inflação de forma a aumentar a rentabilidade do seu negócio nos períodos de maior dificuldade.

 

O que é inflação?

 

A inflação é o fenómeno em que se verifica um aumento generalizado dos preços dos bens e serviços no mercado, o que implica uma perda do poder de compra (os preços aumentam, logo, é necessário mais dinheiro para comprar os mesmos produtos). Tipicamente, a inflação é calculada de forma anual.

 

A inflação só acontece quando é comum ao mercado em geral, não só a determinados produtos ou marcas específicas. Ou seja, uma marca aumentar os preços dos seus produtos não significa necessariamente que há inflação, a não ser que seja motivada por fatores económicos maiores que tenham o mesmo efeito nos seus concorrentes e levem a um aumento comum dos preços.

 

O termo inflação não deve ser confundido com estagflação, uma situação relacionada mas distinta.

 

Causas da inflação

 

Existem vários fatores que podem provocar inflação e, inclusivamente, acontecer múltiplos fatores agirem em simultâneo para causar a inflação – por exemplo, em 2022, a combinação dos efeitos secundários de curto-médio prazo de uma pandemia global na economia e do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

 

As principais causas de inflação são:

  • Aumento dos custos produtivos (custo das matérias-primas, salários, etc.);
  • Procura elevada por determinados bens sem correspondente aumento da oferta;
  • Escassez de oferta;
  • Desvalorização da moeda;
  • Expectativa de inflação (trabalhadores pedem aumentos salariais na expectativa de um aumento da inflação, o que leva a maior poder de compra e a um aumento generalizado dos preços para dar resposta à procura e ao aumento dos custos com salários).

 

5 formas de combater a inflação e aumentar a rentabilidade

 

1. Adapte a oferta de produtos

 

Uma das respostas mais eficientes que a sua empresa pode dar à inflação é adaptar a sua oferta de produtos às condições de mercado. A título de exemplo, pode adaptar a sua cadeia de produção de várias formas, desde retirar produtos cuja margem de lucro é menor ou cuja procura é inferior e apostar nos produtos com mais saída e/ou mais rentáveis, a substituir as matérias-primas dos produtos por equivalentes mais baratos ou de fornecedores com os quais consiga negociar melhores preços.

 

2. Reduza os custos de produção

 

Estando o principal impacto da inflação na sua margem de venda, uma forma possível de aumentar a sua rentabilidade é ir pelo sentido contrário do aumento das vendas – ou seja, reduzir os custos.

 

Uma das formas de reduzir esses custos é analisar a sua estrutura de gastos e perceber quais são realmente investimentos necessários ou simplesmente supérfluos, agindo rapidamente sobre estes últimos para baixar os seus custos e, consequentemente, conseguir aumentar a sua rentabilidade durante períodos de inflação.

 

3. Defina novas estratégias de venda

 

Em casos excecionais de aumento generalizado dos preços, uma das principais consequências está no comportamento do consumidor, que tipicamente retrai-se no consumo dada a diminuição do seu poder de compra. Assim sendo, a sua empresa terá de ser criativa na sua estratégia de vendas para aliciar um comportamento de consumo sem ter grandes custos adicionais em publicidade e combater essa mentalidade.

 

Por exemplo, uma estratégia que pode assumir é na venda de produtos complementares com um pequeno desconto, de forma a que o consumidor sinta uma maior vantagem em adquirir ambos e crie a sensação de maior poupança.

 

4 .Tenha maior atenção à gestão de inventário

 

A gestão de inventário, ou gestão de stocks, ganha uma importância ainda maior durante períodos de inflação, já que uma das principais causas da inflação é o aumento dos custos de produção, nomeadamente, no que toca à aquisição de matérias-primas.

 

Como tal, assumir uma estratégia de redução do desperdício e uma gestão mais cuidadosa dos recursos permitir-lhe-á mitigar algum do impacto da inflação no seu processo produtivo, conseguindo, assim, baixar os custos e, consequentemente, aumentar a rentabilidade.

 

5. Acelere o processo de cobranças

 

Se, a acrescer ao aumento geral dos preços, tiver dificuldades de tesouraria para o cumprimento de prazos de pagamento e/ou a obtenção de melhores condições (prazos mais alargados ou descontos de quantidade), sentirá muito mais o impacto da inflação.

 

O cenário ideal para uma tesouraria saudável – e ainda mais nestas situações em que a sua rentabilidade pode ser afetada – é receber o mais cedo possível e pagar no prazo mais alargado (se ignorarmos outras condicionantes) e o primeiro passo para isso é acelerar o processo de cobranças.

 

Receber mais rapidamente dos seus clientes não resolve diretamente o aumento dos preços, mas pode ajudar a sua empresa a ter segurança financeira para aguentar essas oscilações.

 

Em épocas de inflação, uma gestão eficiente é a chave

 

Como referido, uma boa gestão da sua empresa é um dos pontos-chave para não só aguentar períodos de inflação, como também até conseguir aumentar a rentabilidade do seu negócio durante os mesmos. Para tal, é essencial ter a ferramenta certa ao seu lado para facilitar essa gestão e maximizar as suas oportunidades.

 

Para isso existe o Jasmin Software, um software de gestão na cloud que combina, numa só plataforma, a gestão de inventário, a faturação da sua empresa, a gestão das contas correntes e muito mais, com a adição de um sistema inovador de Inteligência Artificial potenciado por Machine Learning para aconselhar a gestão do seu negócio da melhor forma, além da funcionalidade de pagamentos online para que possa receber dos seus clientes mais rápido.

 

O Jasmin é também grátis dentro dos primeiros 30 mil euros de faturação, pelo que a sua empresa poderá beneficiar desta ajuda em períodos sérios de inflação sem qualquer custo adicional. Experimente hoje mesmo o Jasmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos