Negócios

Portugal 2030: 5 razões para avançar com a candidatura

por Helena Sousa | 6 Outubro, 2022

O Portugal 2030 (PT2030), programa de apoios dos fundos da Comissão Europeia para Portugal entre 2021 e 2027, está finalmente à porta e as candidaturas estão a começar para os vários programas de apoio às empresas portuguesas.

 

Se ainda não tomou a decisão de dar o passo em frente e preparar a sua candidatura ao apoio que fizer mais sentido para a sua empresa, nós ajudamos com um empurrãozinho. Fique a saber neste artigo porque é que deve avançar já com a sua candidatura ao Portugal 2030.

 

Maximizar a probabilidade e velocidade de aprovação do seu projeto

 

Projetos em pré-candidatura ou da primeira remessa de candidaturas têm melhores oportunidades de serem aprovados o quanto antes, para além de potencialmente terem maior probabilidade de entrarem no Portugal 2030 com menor dificuldade.

 

Inclusivamente, é possível apresentar pré-candidaturas ao Portugal 2030. Os primeiros projetos a terem pré-candidaturas abertas são o Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D empresarial) e o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva do Portugal 2030. A pré-candidatura permite conseguir o investimento logo no dia a seguir à sua submissão, o que a torna extremamente vantajosa. 

 

Antecipar a preparação da candidatura para estar o melhor preparada possível

 

A candidatura aos fundos europeus não é um processo a ser tomado de ânimo leve, requerendo muita preparação e planeamento. Mesmo sendo um processo mais simples do que o seu predecessor, o Portugal 2030 exige um plano de ação estratégico da empresa devidamente estruturado e organizado.

 

Como tal, quanto mais cedo começar a preparar a sua candidatura, mais tempo terá para prepará-la o melhor possível para aumentar as suas hipóteses de aprovação, pelo que deve avançar com o processo o quanto antes.

 

Estar um passo à frente da sua concorrência

 

Mesmo que não tenha ainda começado a avaliar as oportunidades que o Portugal 2030 traz ao seu negócio, pode ter a certeza que os seus concorrentes já estarão.

 

O Portugal 2030 é um mecanismo cujo objetivo é exatamente promover o crescimento económico nacional em diversas vertentes, incluindo para as empresas, pelo que a sua função no contexto empresarial e industrial é incentivar a inovação, a transição digital e a sustentabilidade.

 

A transição digital e a inovação são fatores diferenciadores com uma elevada importância concorrencial, pelo que fazer já a sua candidatura ao Portugal 2030 significa antecipar drasticamente a evolução da sua empresa e, consequentemente, posicioná-la favoravelmente face aos seus concorrentes diretos e indiretos.

 

Preparar hoje a sua empresa para o futuro

 

Como já referido, um dos alicerces do Portugal 2030 centra-se na digitalização e inovação empresarial para criar um tecido empresarial mais competitivo e aproximar Portugal do resto da União Europeia.

 

Nesse sentido, o Portugal 2030 engloba especificamente a qualificação do capital humano, incluindo a gestão das empresas, para reforçar as capacidades digitais das entidades portuguesas e dos respetivos colaboradores, conseguindo, dessa forma, modernizar muito do trabalho que é feito em Portugal e trazendo novas vantagens competitivas.

 

Assim sendo, se a sua empresa está preocupada com o futuro e pretende melhorar os seus processos e desenvolver novas competências, a candidatura ao Portugal 2030 é um passo essencial para conseguir o investimento e apoio necessários para dar um salto em frente – e mais vale não esperar, porque o futuro também não espera por ninguém.

 

Reforçar a resiliência da sua empresa e escalar o seu crescimento com os fundos europeus

 

Um dos grandes focos dos fundos europeus para a década atual é a questão da resiliência. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) veio destabilizar muita da estrutura existente, não só em Portugal como também por toda a Europa, e revelar fragilidades até então desconhecidas que têm de ser colmatadas para assegurar um futuro próspero, particularmente no que toca às transições digital e climática.

 

Como tal, e com 2022 a ter-se revelado também um ano de dificuldades e desafios para todo o tipo de empresas por fatores sociopolíticos, todas as empresas têm de estar agora muito preocupadas em criar uma base forte para que possam aguentar futuras crises, não só de saúde, mas também socioeconómicas.

 

Assim sendo, se ainda lhe faltam razões para avançar com a sua candidatura ao Portugal 2030, o facto de fortalecer a sua resistência a desafios futuros deverá ser o ponto-chave para motivar a sua candidatura e assegurar que se prepara para qualquer desafio.

 

Para além do Portugal 2030, avance para o futuro com o software de gestão certo

 

Dê ainda hoje um passo em frente na sua empresa, mesmo antes de seguir com a candidatura aos programas de apoios do Portugal 2030.

 

O Jasmin Software é uma solução de gestão na cloud que integra diversos setores da sua empresa numa só plataforma, permitindo-lhe uma gestão mais fácil e completamente centralizada num só lugar, para além de vantagens adicionais como gestão da tesouraria e gestão POS – Point of Sale, entre outras.

 

Melhor ainda, o primeiro passo para aderir ao Jasmin é grátis dentro dos primeiros 30 mil euros de faturação durante o primeiro ano. Experimente ainda hoje o Jasmin!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos