Negócios

Dicas de planeamento e produtividade para gestores de obra

por Mariana Gomes | 30 Julho, 2020

Num mercado cada vez mais dinâmico, os níveis de produtividade de uma empresa são o fator mais crítico no campo da competitividade. E não existe ninguém melhor do que os gestores de obra para compreender os pontos fortes e fracos da situação no terreno que, muitas vezes, não representa o que se esperava no papel.

 

Num setor como a construção civil, a gestão de projetos representa uma tarefa complexa e envolve atividades e técnicas que necessitam de constante atualização. e é neste sentido que os gestores de obra são a figura central em todo o processo - desde o planeamento à execução - com a missão de garantir que cada uma das etapas da obra seja cumprida conforme o planeado.

 

Planeamento e Orçamento de Obras: as dicas essenciais

Construção 4.0: a nova realidade com o digital, a IoT e a Cloud

 

Para tal, é fundamental garantir o alinhamento e eficiência dos processos. Neste artigo, exploramos algumas estratégias para melhorar o planeamento e aumentar a produtividade dos gestores de obra.

 

Qual é o papel dos gestores de obra?

 

Por se tratar de uma posição estratégica, os gestores de obra carregam consigo inúmeras responsabilidades e a necessidade de delinear prioridades. Coordenar, controlar e garantir que as metas sejam atingidas é o principal objetivo destes profissionais.

 

Desde o planeamento à execução e conclusão do projeto, o gestor de obras estabelece prazos para o cumprimento de todas as etapas e define o orçamento necessário para o desenvolvimento da obra. Por essa razão, deve possuir um conjunto de habilidades para desempenhar um bom papel:

 

Sentido de liderança

 

Ter autoridade e saber coordenar da forma correta, não só os recursos materiais, mas os recursos humanos, é especialmente importante quando se trata de uma obra na qual é necessário que todos os profissionais de diferentes especialidades estejam alinhados no mesmo plano de ação.

 

Poder de negociação

 

A negociação faz parte da rotina de qualquer gestor de projetos. Na maioria das vezes, envolve custos e despesas elevados. Como tal, o poder de negociação representa um diferencial importante para a diminuição de custos de execução.

 

Capacidade de planeamento

 

É nessa etapa do projeto que os gestores de obra avaliam quais os caminhos que o projeto deve seguir, a sua viabilidade financeira, os possíveis riscos e identificam também todos os processos necessários para a etapa de execução.

 

Gestores de obra: melhorar o planeamento e aumentar a produtividade

 

O primeiro passo para aumentar a produtividade é organizar e implementar um planeamento eficiente de todas as etapas da obra.

 

5 dicas de planeamento

 

  1. Organize as informações
  2. Registe o feedback
  3. Mantenha-se atualizado nas tendências
  4. Otimize a comunicação
  5. Tenha uma visão analítica

Do planeamento à execução: como aumentar a produtividade?

 

Aposta na tecnologia

 

Como vimos, o planeamento é o alicerce à melhoria da produtividade. Mas num setor como a construção civil, existem vários processos que podem ser otimizados com a aposta nas estratégias certas.

 

Um dos melhores caminhos para mudar o panorama deste mercado é a aposta na tecnologia. Apesar do setor mostrar certa resistência à inovação e à mudança de métodos, existem algumas formas de como a tecnologia trasnforma a produtividade dos projetos e otimiza a execução de inúmeras etapas da obra.

 

Como a tecnologia transforma a produtividade?

 

A capacidade de resposta e de inovação no setor da construção tem de acompanhar, inevitavelmente, o crescimento acentuado que o setor está a ultrapassar. Num mercado dinâmico, a transformação digital chegou para mudar o paradigma da construção e aumentar os níveis de competitividade no mercado. Existem inúmeras tecnologias e respetivas aplicações no setor da construção, desde a cloud a ferramentas como a impressão 3D. Ora vejamos:

 

  1. Cloud

Aceder a toda a informação necessária através de uma simples ligação à internet é a principal vantagem da cloud. Desde qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, é possível controlar stocks de materiais ou consultar projetos.

 

  1. Modelagem 3D ou BIM - Building Information Modeling

A modelagem 3D utiliza soluções de software para criar uma representação matemática de uma forma tridimensional. Alguns dos sistemas de modelagem permitem que os modelos 3D sejam partilhados e visualizados em qualquer lugar, especialmente no local da obra. Assim, o projeto pode ser alterado ou atualizado em tempo real e os erros podem ser rapidamente corrigidos, evitando a carga de trabalho desnecessário em várias etapas, atrasos ou custos extra.  

 

  1. Drones

Os drones, quando utilizados da forma correta, são uma ferramenta de inspeção eficiente e ágil no local de obras. Ao oferecer uma visão completa da situação e das várias etapas, os erros podem ser rapidamente corrigidos e, consequentemente, a produtividade aumenta.

 

  1. Impressão 3D

Através da impressão 3D é possível, entre outras coisas, construir componentes essenciais para o projeto de obras, o que permite que peças personalizadas e em formas complexas sejam produzidas de maneira económica e rápida. A impressão 3D representa ainda uma forma flexível e automatizada de construir alguns elementos estruturais de forma precisa, reduzindo os índices de erro humano.

 

  1. Software de gestão

A gestão administrativa é um dos mais importantes aspetos da gestão de obra. Aliado à utilização de dispositivos móveis está a aposta em tecnologia de gestão que assegura um maior nível de organização e controlo sobre todos os processos.

 

Neste sentido, um software de gestão é essencial na análise de todos os dados em tempo real e de forma clara. Com uma visão clara do negócio é mais simples tomar decisões.

 

O Jasmin é um software de gestão cloud ideal para o setor da construção que, por ser 100% cloud, permite gerir e controlar todos os aspetos financeiros em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, esta solução permite controlar os níveis de stock em tempo real e automatizar todos os processos administrativos.

 

Experimente a versão gratuita - o Jasmin Express.

Mais artigos