Negócios

Setor da Construção: as grandes mudanças e tendências para o futuro

por Mariana Gomes | 4 Junho, 2020

Ainda visto como um dos setores mais tradicionais, o setor da construção está em constante expansão. As mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia impactam todas as atividades e a construção está já na linha da frente na adoção de novas tecnologias que influenciam a forma de trabalhar.

 

É, por isso, fundamental que as empresas apostem na inovação com ferramentas digitais para construção. É possível construir estruturas mais fortes, mais altas e mais eficientes em termos de energia. A tecnologia tornou vários aspetos da construção mais seguros e os trabalhadores mais eficientes. Estes aspetos permitiram aumentar a produtividade, melhorar a colaboração e enfrentar projetos mais complexos.

 

Estas mudanças já são aparentes no mercado atual, mas novas tendências surgem a cada dia e ganham força nos negócios do setor da construção. Exemplo destas novas tendências, é a crescente notoriedade da construção sustentável. Contudo, a sustentabilidade neste setor, não é apenas uma tendência, mas uma forma eficaz de aumentar a agilidade e a eficiência.

 

Setor da construção de olhos postos no futuro

 

Com o mundo a sofrer os efeitos da pandemia causada pela COVID-19, a economia foi afetada pela realidade invulgar que atravessamos. Não só as obras de pequena e grande dimensão foram ameaçadas por esta emergência global de saúde pública, como também o trabalho de profissionais como arquitetos ou designers de interiores sofreu impacto.

 

Com a recessão económica alastrada pelo mundo inteiro, muitas empresas viram-se obrigadas a fechar portas e reduzir consideravelmente a carga de trabalho. Neste sentido, é, por isso, mais importante do que nunca encontrar soluções e, sobretudo, oportunidades de crescimento para que a empresa se possa reinventar, oferecendo novos serviços ou produtos.

 

Tendências e mudanças para o futuro

 

Revolução da tecnologia de gestão

 

Não é novidade que o setor da construção é ainda muito tradicional e acaba por resistir às inovações tecnológicas das quais poderia usufruir da mesma forma que outros setores de atividade.

 

Uma das grandes tendências passa pela utilização de software e outras ferramentas com a capacidade de simplificar a partilha de dados de projetos e outros aspetos da construção em tempo real.

 

As soluções de software cloud já estão implementadas noutros setores de atividade e a construção também não lhe fica indiferente. Com o recurso a estas ferramentas, já não é obrigatório trabalhar no local da obra ou no escritório. A cloud torna possível o acompanhamento de toda a informação relativa à gestão do negócio em tempo real e em qualquer lugar.

 

Esta utilização de software no setor da construção conduz a uma forte revolução neste mercado. Além de melhorias significativas no quotidiano, nomeadamente a automatização de processos e tarefas administrativas, os software de gestão facilitam ainda a comunicação e partilha de dados entre as partes envolvidas num projeto, aumentando, assim a produtividade global do negócio.

 

Simultaneamente, esta automatização conduz a uma redução significativa do erro humano e, consequentemente, de atrasos nos projetos, agregando mais valor ao serviço prestado.

 

As vantagens da Realidade Aumentada e Realidade Virtual

 

Nem só de software se alimenta a evolução e crescimento tecnológico do negócio no setor da construção. Uma significativa melhoria dos processos pode acontecer com a implementação de tecnologia disruptiva como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, que elevam o processo de construção a outro nível.

 

Esta tecnologia de vanguarda permite ao gestor de obra obter informações detalhadas do projeto antes de, concretamente, começar o processo. O que permite um planeamento mais detalhado, assertivo e estruturado de todas as atividades de obra. Implica, também, um menor desperdício, menos atrasos e uma significativa diminuição de custos ao longo de todo o processo, além de representar uma vantagem em termos de segurança.

 

Aposta na Inteligência Artificial e Machine Learning

 

Aumentar a produtividade, melhorar a segurança e reduzir riscos. As empresas de construção estão agora a utilizar dados para tomar melhores decisões que se refletem nos resultados de negócio.

 

Com o recurso a Inteligência Artificial (IA) e sistemas Machine Learning, as empresas podem transformar as enormes quantidades de dados de projetos para prever resultados futuros e obter uma vantagem competitiva.

 

Além de melhorar a produtividade do trabalhador, a IA reduz a quantidade de tempo desperdiçado em processos morosos. E pode, ainda, otimizar a procura de soluções para reorganizar, por exemplo, o posicionamento de ferramentas e materiais, de forma a torná-los mais acessíveis aos trabalhadores e reduzir o tempo de inatividade.

 

Também os Robôs são já uma realidade no setor da construção. São utilizados para monitorizar o progresso do local de trabalho com dados ​​em tempo real para melhorar a produtividade.

 

Por outro lado, algoritmos de Machine Learning são utilizados para identificar e relatar erros no trabalho realizado, reduzindo falhas e evitando, consequentemente, atrasos posteriores.

 

Aposte nos pré-fabricados

 

Umas das apostas crescentes no setor da construção civil são os pré-fabricados. Esta nova tendência ganhou forma e conduziu à redução de custos – um dos grandes diferenciais deste produto -, à maior rapidez, qualidade e durabilidade. 

 

Trata-se de uma mudança considerável quando comparada com os métodos tradicionais de construção. E tudo este processo pode também ser otimizado com recurso à tecnologia.

 

Construções mais sustentáveis

 

Está a ganhar relevância em todo o mundo e conquistou um espaço especial nas tendências para o setor da construção. A construção sustentável envolve um novo paradigma na conceção, construção e manutenção de edifícios. No fundo, a construção sustentável foca-se na resposta às necessidades dos indivíduos, sem colocar em causa futuras gerações.

 

O conceito e importância da construção sustentável surge como resposta à mudança climática, à redução dos recursos naturais e à necessidade de apostar em fontes de energia renováveis. É já uma realidade a necessidade do setor da construção apostar em técnicas e métodos mais responsáveis.

 

O poder da tecnologia no presente e futuro do setor da construção

 

Face aos avanços que o setor da construção é alvo, novas necessidades vão surgindo. A tecnologia implementada neste setor é o ponto central da inovação e passa pela otimização de processos, mas também na melhoria significativa do trabalho administrativo.

 

Com recurso a software de gestão pode dar o primeiro passo na transformação digital do seu negócio. O Jasmin é um software de gestão cloud ideal para o setor da construção, que garante total automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.

 

Por ser 100% cloud, pode aceder a todos os dados em todo o lado e a qualquer hora. É rápido a faturar, gerir compras e inventário. Além de monitorizar a evolução do negócio, responde a todas as obrigações fiscais.

 

Experimente a versão gratuita – Jasmin Express – e comece a transformação do seu negócio de construção!

Mais artigos