Tecnologia

Como a Inteligência Artificial o ajuda a tomar melhores decisões

por Isabel Dias | 17 Julho, 2018

Desde a década de 80 que a imagem da inteligência artificial é negativa e assustadora. O dia em que as máquinas controlarão os humanos tem sido popularizado como o apocalipse moderno. Numa visão menos distópica, temos o mito de que a inteligência artificial é uma ameaça aos empregos e à mão de obra humana.

Não poderia estar mais longe da verdade. A inteligência artificial oferece oportunidades, potencial e opções a consumidores e a empresas. Veja como a inteligência artificial o pode ajudar a tomar melhores decisões, com vista ao crescimento do seu negócio.

Inteligência Artificial: a evolução da tecnologia

 

O que é a Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um conjunto de tecnologias que está a transformar rapidamente a forma como os negócios operam, resolvem problemas e se tornam competitivos. À medida que as tecnologias de inteligência artificial se tornam mais acessíveis e rápidas, aumenta a capacidade de ajudar as organizações a resolver problemas de segurança, produtividade e eficiência.

Apesar de tudo, o verdadeiro potencial da inteligência artificial ainda está por explorar. Por detrás da inteligência artificial estão várias tecnologias como Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural.

 

Quais são as aplicações da Inteligência Artificial?

As aplicações da inteligência artificial são muito variadas, desde a medicina à educação, passando pelo setor da banca. Contudo, aplicada aos negócios, a inteligência artificial traz vantagens principalmente no que toca à produtividade, análise preditiva e automação.

O Big Data veio impulsionar, em 2015, o desenvolvimento da inteligência artificial, que até então parecia distante. Este é o termo que se usa para classificar a quantidade imensurável de dados digitais disponíveis em rede. Estes dados servirão de combustível à inteligência artificial, permitindo a criação de modelos que analisam e antecipam comportamentos e dinâmicas de sistemas mais ou menos complexos.

Assim, é possível usar a inteligência artificial como um aliado à tomada de decisão, nas mais variadas áreas de um negócio: marketing, estratégia, segmentação de público alvo, canais online, entre muitos outros. A inteligência artificial também facilita a automação de tarefas libertando tempo e recursos, o que permite aos empreendedores ser mais produtivos.

 

Onde encontrar inteligência artificial no dia-a-dia?

No dia-a-dia de qualquer um, desde os assistentes virtuais nos smartphones, ao reconhecimento facial nas redes sociais, às recomendações de produtos em lojas online, ou motores de pesquisa, a inteligência artificial está presente e transforma a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

 

Como preparar a sua empresa para a inteligência artificial?

Para preparar o seu negócio para a inteligência artificial e beneficiar das suas vantagens, deve:

  1. Familiarizar-se com a tecnologia e com o seu potencial.

É importante que saiba quais são as tecnologias disponíveis, e qual é o seu valor. Se este mundo é demasiado novo para si, há imensos cursos, workshops ou sessões de formação disponíveis, até online. Manter os seus colaboradores a par é, também, extremamente importante.

  1. Assegurar-se que as suas infraestruturas IT estão preparadas.

Um dos maiores impedimentos na integração de inteligência artificial num negócio é a falta de adaptação dos sistemas. Assim, se planeia trazer a inteligência artificial para o seu negócio, um bom primeiro passo é fazer um upgrade dos seus dispositivos por soluções cloud, por exemplo, que facilitarão a integração com tecnologias IA.

  1. Identificar as áreas do seu negócio que beneficiariam da IA

Não deve saltar para o mundo da inteligência artificial sem um plano concreto. Identifique que áreas podem beneficiar mais, e integre inteligência artificial em produtos e serviços que já dispõe, de forma a acrescentar valor e resolver certos problemas específicos.

  1. Seguir de perto a evolução

Ainda que não planeie integrar inteligência artificial no seu negócio imediatamente, estar informado e acompanhar os desenvolvimentos vai, de certeza, dar-lhe uma vantagem em relação à concorrência.

 

Jasmin, o aliado na revolução tecnológica

O Jasmin, software expert em gestão é a prova de que só tem a beneficiar com a incorporação de tecnologia no seu negócio. Um software cloud, acessível de qualquer lugar, e a partir de qualquer dispositivo. O Jasmin, dotado de inteligência e poder preditivo, não só facilita a gestão do seu negócio, como o ajuda a tomar decisões em tempo real.

A resposta à fiscalidade está assegurada, pois ao ser certificado pela AT, cumpre com todos os requisitos exigidos. Além disso, tarefas morosas e repetitivas (e passíveis de erro) como emissão e consulta de faturas, guias de remessa e outros documentos são automatizadas e agilizadas.

E porque o Jasmin foi desenhado para empreendedores e para negócios que querem crescer, dispõe de uma versão gratuita para quem está a começar. Conheça mais funcionalidades do Jasmin e veja como pode encaminhar o seu negócio para o sucesso.

Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos