Tecnologia

Personalização do software: porquê optar por uma solução à sua medida?

por Mariana Pimentel Gomes | 2 Março, 2021

Já entrou na era da personalização do software? Num mundo empresarial cada vez mais competitivo e exigente, contar com as ferramentas à medida de cada necessidade é o ponto de partida para uma gestão mais eficiente. É esta a essência da personalização: proporcionar uma experiência única e singular a cada pessoa ou empresa para impulsionar o desenvolvimento de cada negócio.

 

Cada caso é um caso. Por isso, a escolha do software ideal é um momento decisivo para o futuro do seu negócio. Ao contrário de um software standard – que representa uma solução com módulos pré-estabelecidos e sem grandes variantes ou flexibilidade – a personalização representa a possibilidade de aceder a uma plataforma adaptável a cada realidade.

 

Personalização do software: quais as vantagens?

 

O estudo “Tendências do Mercado de Software de Gestão Empresarial em Portugal ”, do Jornal Económico, aponta que mais de 88% dos empresários em Portugal recorrem a um software de gestão empresarial. Isto acontece para que consigam garantir que os procedimentos da empresa ganhem, realmente, mais eficiência. Para tal, é fundamental que a solução escolhida se adapte, o máximo possível, às necessidades específicas de cada negócio. E este é um requisito que a personalização do software consegue responder a 100%.

 

Quais as diferenças entre a possibilidade de personalização e um software standard?

 

Existem diversas opções de software de gestão no mercado. Embora, à primeira vista, o software standard pareça uma boa opção, pela sua simplicidade e possibilidade de combinar os benefícios das funcionalidades e o preço, outros fatores importantes devem ser tidos em consideração.

 

A verdade é que a personalização do software representa a adaptação da ferramenta à medida da necessidade de informações, enquanto um software standard oferece apenas soluções verticais pré-determinadas. Isto torna-o mais “rígido” e menos eficiente em alguns campos cruciais.

 

Por outro lado, a personalização permite que o software de adapte a cada negócio. A plataforma é projetada para se adequar às particularidades de cada empresa e de cada negócio, de forma a responder exatamente ao que procuramos.

 

Um passo à frente

 

Optar por uma solução standard resolve algumas das necessidades mais urgentes. Mas as limitações dessa plataforma são um grande obstáculo para a completa digitalização do negócio.

 

E é nesta perspetiva que importa reforçar que nenhum negócio é igual. Por essa razão, é necessário apostar em soluções que oferecem rapidez, eficácia e possibilidade de personalização – para que tenha, efetivamente, experiências completas e únicas.

 

A verdade é que a personalização do software permite adaptar as ferramentas a cenários específicos. Alguns exemplos muito simples: personalizar as suas faturas como muito bem entender, ajustar o ambiente de trabalho às suas reais necessidades, organizar a informação de negócio do modo mais eficiente para si e mais ajustado à sua área de atividade.

Na era da personalização do software

 

Face a um cenário que obrigou os negócios a adaptar processos a uma nova realidade, também os sistemas de gestão vivem uma era digital que impulsiona aposta na personalização em detrimento do standard.

 

A verdade é que, durante muito tempo, eram as empresas que adaptavam os seus processos às funcionalidades de um software. Hoje, devem ser os sistemas a responder à necessidade de adaptação. Esta é a essência da personalização do software: deixar de lado a padronização e apostar na personalização e extensibilidade.

 

Porquê um software extensível?

 

No fundo, a extensibilidade representa a capacidade de um software adaptar funcionalidades através da adição de novos campos, oferecendo a máxima autonomia para cada empresa ou setor de atividade com necessidades distintas.

 

É nesta perspetiva que o software extensível se torna a opção mais viável para garantir uma verdadeira adaptação a cada negócio. Mas porquê?

 

  • Maior capacidade de resposta a todas as necessidades dos negócios e setores: cada empresa e cada setor apresentam processos próprios e um software extensível, além de todas as funcionalidades nativas, oferece vantagens direcionadas a cada tipo de necessidade.

  • Otimização de processos: a personalização permite adaptar o software às tendências e exigências do mercado, da empresa dos clientes ou parceiros de forma mais flexível e dinâmica.

 

Como escolher o software de gestão certo?

 

Se está à procura de um software para gerir o seu negócio, este é o momento para tomar a decisão certa. Aposte num software que responda a cada necessidade e exigência do seu negócio. Já conhece o Jasmin? O Jasmin é um software de gestão cloud que se adapta a cada setor de atividade e impulsiona diferentes áreas de negócio.

 

É uma plataforma completamente intuitiva que ajuda a delinear as tarefas, otimizando a sua gestão de tempo e recursos.


Além de garantir uma gestão simples e integrada das várias componentes do negócio, o Jasmin permite personalizar documentos, gerir acessos com base em perfil e oferece ainda a extensibilidade que precisa para o ajustar às suas necessidades.

 

Este software de gestão avançado na cloud está preparado para dar resposta às necessidades de qualquer negócio. Por ser grátis até aos 30 mil euros de faturação no primeiro ano de utilização, é uma escolha excelente para quem está a começar, oferecendo acesso a uma variedade de funcionalidades que fazem toda a diferença na gestão do negócio.

 

É inteligente e tem poder preditivo, ajudando, também, a controlar e planear todos os aspetos do seu negócio. Com o Jasmin pode começar a gerir o seu negócio com elevada eficiência de forma gratuita. Conheça a nossa versão gratuita - o Jasmin Express

Mais artigos