Tecnologia

Gestão e Inteligência Artificial: o futuro está mais perto

por Tiago Costa Lima | 11 Dezembro, 2018

Inteligência Artificial. Já todos ouvimos falar nela, certo? A menos que alguém tenha passado uma temporada em Marte e só agora esteja de regresso ao planeta azul, esta é uma daquelas “buzzwords” difíceis de ignorar. 

 

Depois de décadas a popular o imaginário de diferentes gerações, anunciada ora como promessa, ora como ameaça à humanidade, a IA começa finalmente a demonstrar as suas verdadeiras aplicações no mundo real. E são vários os fatores que estão a contribuir para isso: super-computadores com uma capacidade gigante de processamento, a computação em nuvem, algoritmos cada vez mais sofisticados e sobretudo grandes, enormes quantidades de dados, ou não lhe chamassem Big Data.

 

Quando perguntamos à Siri se amanhã vai chover, fazemos uma pesquisa no Google, ou aceitamos uma recomendação da Netflix para a próxima série que irá ocupar os nossos serões, estamos na verdade a fazer uso da inteligência artificial, mesmo sem nos darmos conta disso.

 

Para além da influência nas nossas vidas enquanto consumidores, a IA começa também a revelar o impacto significativo que pode ter na gestão das organizações e na forma como operam internamente. Exemplo disso são os milhares de robôs Kiva que todos os dias gerem as operações nos armazéns da Amazon, ou o facto de uma empresa com mais de 125 anos como a General Electric confiar em ferramentas de inteligência artificial para prever quando o seu equipamento industrial vai precisar de manutenção.

 

A IA é só para as grandes empresas?

 

Até agora o investimento em IA estava apenas ao alcance dos bolsos das grandes organizações, em particular das nativas-digitais, como a Amazon ou a Google, que desenvolvem e aplicam a tecnologia em projetos internos de I&D. Mas as coisas estão rapidamente a mudar.

 

Também as empresas comuns, de todos os tamanhos e feitios, começam a considerar a inteligência artificial como uma forma de resolverem os seus problemas reais e de melhorarem a gestão dos seus negócios.

 

Dado o crescimento exponencial da IA, as startups e jovens empresas estão entre aquelas cuja probabilidade de adotar a tecnologia mais cedo é maior, especialmente quando comparamos com empresas mais tradicionais que estão ainda a iniciar o seu processo de transformação digital.

 

De acordo com um estudo da Accenture apresentado no fórum de Davos 2018, se todas as empresas investirem em Inteligência Artificial e em sistemas de colaboração entre o homem e a máquina, na mesma proporção que as grandes corporações, vão poder potenciar as suas receitas em 38% e aumentar a sua taxa de emprego em 10% até 2022.

 

Como pode a IA ajudar à gestão do meu negócio?

 

Do marketing e vendas, aos recursos humanos e contabilidade, são vários os aspetos em que a utilização de inteligência artificial pode ajudar a melhorar a gestão das empresas. 

 

  • A IA ajuda a entender melhor os seus clientes

    Um dos segredos para aumentar as vendas está em saber ler os dados. E os sistemas de IA conseguem-no fazer como ninguém. Nenhum humano, nem mesmo o melhor empregado do ano, seria capaz de processar a quantidade de dados necessária para retirar conclusões válidas e úteis sobre as interacções com os consumidores. Mas recorrendo a um sistema de IA que analise a base de clientes, compare comportamentos e trace históricos de compras, é possível aos profissionais conhecer melhor o seu público, identificar tendências e antecipar momentos de maior procura.

  • A IA ajuda a fazer previsões para o seu negócio

    Através da análise de gigantescas quantidades de dados, é possível antever alterações no mercado e detetar mudanças nos padrões de consumo. O poder preditivo dos sistemas atuais de IA já permite às empresas saber com elevado grau de exactidão quais os produtos com maior probabilidade de venda e quais aqueles que deverão ter menor procura.

    Esta informação é extremamente útil para qualquer empresa, em particular quando se trata da gestão do inventário, não só porque evita o desperdício de recursos como permite ter os produtos com maior saída sempre em stock, sem nunca perder uma venda. Além disso, um sistema de IA dá conta do desempenho atual do negócio e consegue prever a evolução dos resultados.

  • A IA ajuda a automatizar tarefas demoradas

    Tempo é dinheiro, verdade? E é especialmente precioso em equipas reduzidas, com muito que fazer mas poucos recursos, um cenário bastante frequente em startups e PMEs. Por isso toda a ajuda é bem-vinda, sobretudo quando permite agilizar o trabalho administrativo.

    Com recurso a sistemas dotados de IA é possível automatizar tarefas demoradas e repetitivas, bem como processos que estejam muito expostos ao erro humano. Ao deixar a IA tomar conta deste tipo de tarefas, os colaboradores ganham tempo para se dedicarem a funções de maior valor agregado, os fluxos de trabalho das equipas tornam-se mais simples e a produtividade das empresas aumenta.

Estes são apenas alguns dos exemplos que ilustram os benefícios e vantagem competitiva que as empresas podem ganhar se estiverem dispostas a explorar as diferentes possibilidades trazidas pela inteligência artificial.

Mas se ainda não tem uma solução que utilize esta tecnologia na gestão da sua empresa, não é motivo para entrar em pânico. A viagem rumo à era da inteligência artificial ainda agora arrancou, por isso o mais importante é começar a procurar hoje as ferramentas que vão preparar o seu negócio para o amanhã. Nós damos-lhe uma ajuda. 

 

Jasmin: gestão inteligente para empresas com futuro

 

O Jasmin é um software de faturação e gestão cloud para empreendedores e as PME, dotado de inteligência artificial. Destaca-se pela automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.

 

A qualquer hora e em qualquer lugar, com o Jasmin é muito rápido faturar, gerir compras e inventário, controlar contas correntes e a tesouraria, responder às obrigações fiscais, monitorizar a evolução do negócio e dos indicadores de gestão.

 

Utilizando mecanismos de Big Data e Machine Learning, o Jasmin organiza e interpreta os dados que circulam no sistema, alerta sobre o desempenho atual e prevê a evolução futura. Tudo com mensagens dinâmicas no seu painel de controlo, de compreensão simples e rápida.

 

Prepare-se para a era da inteligência artificial. Saiba mais sobre as novas funcionalidades deste software expert em gestão pensado para empresas com futuro.