Negócios

Gestão de ativos financeiros: o que é e como colocar em prática?

por Helena Sousa | 16 Janeiro, 2024

Uma boa gestão de ativos financeiros pode fazer a diferença na geração de benefícios para uma empresa. Contudo, para tal, é necessário estar sempre a par não só de fatores externos, como a evolução do mercado, mas também do estado financeiro atual do negócio para que possa existir uma adequada alocação dos seus recursos.

 

O que são ativos financeiros?

 

De uma forma geral, são considerados ativos de uma empresa todos os bens controlados pela mesma suscetíveis de gerar benefícios económicos futuros à empresa.

 

Existem diversas categorias de ativos, entre as quais:

  • os ativos tangíveis, que incluem bens como equipamentos, edifícios ou stocks;
  • os ativos intangíveis, que incluem bens como propriedade intelectual ou direitos de autor;
  • os ativos financeiros, que existem apenas como direitos económicos.

 

São considerados ativos financeiros aqueles que sejam dinheiro, instrumentos de capital próprio de outra entidade ou direitos contratuais. Por outras palavras, são instrumentos financeiros adquiridos por via de negociações de compra e venda com o objetivo de gerarem retornos financeiros para a empresa. São exemplos de ativos financeiros as ações, obrigações, opções e o dinheiro.

 

Do que trata a gestão de ativos financeiros?

 

A gestão de ativos financeiros é uma atividade essencial à gestão financeira das entidades que tenham ou desejem ter ativos financeiros – afinal, o objetivo de deter ativos financeiros é que eles gerem algum tipo de contrapartida financeira.

 

A gestão de ativos financeiros é o conjunto de práticas adotadas para aumentar os benefícios destes ativos em prol da geração de riqueza para a entidade, maximizando o seu valor. Esta gestão envolve a seleção, compra, manutenção e venda de ativos financeiros tendo em conta o seu potencial de crescimento.

 

Uma gestão de ativos financeiros eficiente é conseguida através da análise das condições e tendências do mercado, da avaliação de riscos e da avaliação contínua do desempenho dos próprios ativos e sem ela não é possível perceber exata e atempadamente quais os próximos passos para cada ativo.

 

Dicas para fazer uma gestão de ativos financeiros eficiente

 

Faça análises para perceber as condições do mercado

 

O mercado dos produtos financeiros é muito dinâmico, estando em constante movimento. Isto quer dizer que as condições de determinados ativos mudam com bastante facilidade, mas também que tem bastantes dados pelos quais se guiar ao fazer a sua avaliação.

 

Apoie-se em dados históricos da evolução do mercado e monitorize os indicadores relevantes para os seus ativos, de modo poder antecipar-se a possíveis mudanças, ajustar as suas estratégias e tomar as suas decisões no timing mais correto possível.

 

Perceba o estado financeiro atual e o previsto da empresa

 

A fase de planeamento na gestão de ativos financeiros não pode acontecer sem ter uma visão da situação atual e prevista das finanças da empresa. É importante recorrer aos gestores financeiros para perceber se a relação entre as entradas de dinheiro e as obrigações da empresa permite a aplicação de fundos em ativos financeiros e até que ponto.

 

Desenhe e implemente um plano de ação

 

Com base na análise externa do mercado e interna das finanças da empresa, está em condições para fazer um planeamento para a gestão de ativos financeiros. É importante que estabeleça não só critérios, como também indicadores de desempenho para poder selecionar e monitorizar os seus ativos.

 

Definido o plano, deve colocá-lo em ação, sendo-lhe o mais fiel possível relativamente a ações de compra, manutenção e venda tendo em conta os critérios e indicadores planeados, sem perder de vista a evolução do mercado.

 

Mantenha um registo de todos os ativos financeiros

 

Na base do sucesso de qualquer área de gestão está a informação. Tendo em conta a volatilidade habitual dos ativos financeiros, é ainda mais importante poder contar com informação fidedigna e atualizada. Por isso, mantenha um registo atualizado de todos os seus ativos, respetivos valores e evolução para poder tomar decisões em tempo útil.

 

Monitorize de perto a evolução dos seus ativos financeiros

 

Tudo tem de ser avaliado e aqui não é exceção: deve, a todo o tempo, monitorizar o comportamento e a evolução do valor dos seus ativos ao longo da sua vida útil. Tal permitir-lhe-á usar os indicadores definidos no seu planeamento não só avaliar o desempenho individual de cada ativo, como também para avaliar a eficácia do seu plano de ação, procedendo aos ajustes necessários.

 

Tenha em conta o seu perfil de risco

 

Cada ativo financeiro tem diferentes níveis de risco e é importante que, com base na análise do seu negócio e do mercado, pondere, para cada ativo, o risco e a recompensa associados e encontre o equilíbrio adequado ao seu perfil de risco.

 

Saiba sempre qual o desempenho do seu negócio com o Cegid Jasmin

 

O acompanhamento do desempenho da sua empresa é um fator crucial para uma boa gestão financeira e, como referimos acima, essencial à eficiente gestão dos ativos financeiros, que desse desempenho depende.

 

As boas notícias é que ter o estado do seu negócio à mão em qualquer altura é fácil com o Cegid Jasmin – literalmente! O Cegid Jasmin é um software de gestão online que funciona na cloud, permitindo-lhe o acesso em qualquer lugar e dispositivo.

 

Além disso, oferece uma gestão completa de todas as áreas essenciais à tomada de decisões, desde a faturação, o controlo de stocks, de despesas e de custos e a análise de resultados à própria gestão de tesouraria. Não espere mais e experimente o Cegid Jasmin gratuitamente durante os primeiros 30.000 euros de faturação!

Tags:
PME

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos