Será 2019 o último ano das faturas em papel?

por Isabel Dias | 24 Janeiro, 2019 em
Fiscalidade e Contabilidade

A resposta curta é sim. Em 2019 vamos ver o fim das faturas em papel e a consolidação definitiva da fatura eletrónica. As vantagens são imensas, para os comerciantes, para os consumidores e, claramente, para o planeta. 

 

Faturas em papel: o adeus, há tanto esperado 

 

Com a morte anunciada das faturas em papel, dá-se mais um passo em direção à desmaterialização total. Desde o início deste ano os comerciantes deixam de ser obrigados a dar a fatura em papel aos clientes, a não ser que estes a peçam expressamente. Alternativamente, quem quiser a fatura, mas não em papel, pode solicitá-la por via eletrónica, como por e-mail. 

 

Comunicações à AT em tempo real 

 

Esta medida não é, contudo, obrigatória, podendo os comerciantes optar por continuar a dar faturas em papel ou não. Além disso, só poderão optar pela desmaterialização das faturas os comerciantes que tenham capacidade para comunicar as faturas à AT em tempo real. 

 

Conheça as vantagens da fatura eletrónica para o seu negócio

 

Arquivos digitais 

 

Até agora, os negócios eram obrigados a manter cópias físicas de todos os documentos, como as faturas em papel. Recorde-se que as empresas tinham de manter nos registos as cópias das faturas por um período de 12 anos, o que representa custos com armazenamento e conservação.  

 

Assim, a nova legislação vem eliminar a necessidade do formato físico, e introduzindo a possibilidade de manter as faturas em formato digital – uma fatura passada em papel a um cliente pode ser digitalizada. 

 

Segurança na cloud? Sim, com o Jasmin

 

Introdução de códigos QR 


Uma outra medida associada ao fim das faturas em papel é a introdução de dois novos elementos – não só em faturas mas também nos demais documentos fiscais – que facilitam a emissão e comunicação: um código de barras bidimensional (o código QR) e um código único de documento.  

 

Assim, mesmo que a fatura tenha sido emitida sem número de contribuinte, o comprador pode comunicá-la à AT usando o código QR ou código único. Basta fotografar e enviar. Esta medida permite ao contribuinte usufruir dos benefícios fiscais sem ter de divulgar o seu NIF diretamente ao comerciante ou prestador do serviço, e ainda combater a fraude fiscal. 

 

Software certificado 

 

Para poder usufruir da desmaterialização das faturas, é necessário que os comerciantes disponham de um software de faturação certificado, que permita fazer a comunicação em tempo real das faturas à AT. 

 

Software de gestão gratuito e produtivo, é possível? 

 

Jasmin, a transição para um futuro sem faturas em papel 

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, sendo certificado, permite-lhe fazer a comunicação de toda a sua faturação à Autoridade Tributária. E se o seu cliente pedir fatura em papel ou eletrónica? Também consegue, facilmente: só tem que imprimir ou enviar a fatura para o seu cliente, por exemplo, via e-mail. 

 

Cometeu algum erro ao preencher a fatura? Ou será que precisa de a alterar posteriormente e inserir mais dados? É fácil corrigir faturas com o Jasmin, seja anulando-as e emitindo novas, ou emitindo notas de crédito. 

 

Mas não só de faturação trata o Jasmin. O Jasmin é um verdadeiro expert em gestão, e ajuda-o a gerir todo o seu negócio a partir de um só ponto, dando-lhe a liberdade de trabalhar onde e quando quiser. Toda a informação sobre o seu negócio está armazenada e segura na cloud, e acessível quando precisar. 

 

Não espere mais, experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa. 

Fiscalidade e Contabilidade

Fatura Proforma: saiba quando e como utilizar

por Isabel Dias - há 1 ano

As empresas que comercializam serviços sabem que o tempo despendido a criar orçamentos é um mal necessário. Mas e as empresas que comercializam produtos? Têm de fazer orçamentos? Podem optar pela fatura proforma. Se este termo lhe é desconhecido, explicamos o que é, como se usa, e quais as vantagens da fatura proforma.   Fatura […]

Fiscalidade e Contabilidade

Conheça a diferença entre fatura e fatura/recibo

por Isabel Dias - há 2 anos

Quer saber qual a diferença entre fatura e fatura/recibo? Nós ajudamos.   A emissão de faturas é obrigatória sempre que existe uma transação comercial. Como tal, na hora de escolher os documentos comprovativos dessa transação, deverá ter em conta a obrigatoriedade da existência de um documento comprovativo da movimentação bancária. É daqui que surge a […]

Fiscalidade e Contabilidade

Guias de transporte ou faturas? Descubra as diferenças

por Isabel Dias - há 10 meses

As guias de transporte devem ser emitidas sempre que se transporta mercadorias, e as faturas sempre que se fazem encomendas, certo? Nem sempre. As faturas e as guias de transporte são documentos diferentes, que em certos casos podem servir o mesmo propósito, ou ser utilizadas em conjunto.   Descubra o que é uma guia de […]

Fiscalidade e Contabilidade

Autoliquidação do IVA: o que é e quando se aplica

por Isabel Dias - há 12 meses

Existem situações excecionais em que quem vende um produto ou serviço não tem de cobrar IVA, nem de o devolver ao Estado. O comprador tem, depois, de o liquidar. Nestas situações, a fatura inclui “IVA – Autoliquidação”. Mas o que é isto, exatamente, porque acontece e como funciona na prática?   Autoliquidação do IVA: o […]

Fiscalidade e Contabilidade

O que é uma fatura simplificada?

por Isabel Dias - há 11 meses

Em 2012 alterou-se o regulamento de faturação, e surgiu um novo conceito: a Fatura Simplificada. Este documento foi introduzido para responder à obrigatoriedade de emissão de faturas em todas as transações comerciais, regra que entrou em vigor a 1 de janeiro 2013.   Mas exatamente o que é a fatura simplificada, qual o seu propósito, […]

Fiscalidade e Contabilidade

Como será o contabilista do futuro?

por Isabel Dias - há 11 meses

A evolução e desenvolvimento da tecnologia está a mudar a forma como vivemos, como nos relacionamos e, principalmente, como trabalhamos. Obviamente, isto também afeta os negócios. Os contabilistas não são exceção. Saiba quem é o contabilista do futuro. O mundo da contabilidade está a mudar, e o contabilista também Se antes um contabilista prestava serviços, […]

Ver mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *