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O guia para a gestão da cadeia de abastecimento do seu restaurante

por Helena Sousa | 23 Dezembro, 2021

Uma das maiores dificuldades na gestão de qualquer restaurante encontra-se na sua cadeia de abastecimento. A procura dos vários parceiros, a coordenação dos mesmos, a gestão das encomendas e do inventário e a capacidade de previsão da procura (forecasting) são apenas algumas das tarefas a ter em conta, sem as quais o seu restaurante para, literalmente.

 

Nesse sentido, apresentamos um guia simples, mas compreensivo, do que precisa de ter em conta para a gestão da cadeia de abastecimento do seu restaurante.

 

O que é a gestão da cadeia de abastecimento?

 

A gestão da cadeia de abastecimento é uma série de processos interligados que guiam a matéria-prima até ao produto final para os consumidores. Essencialmente, trata-se da supervisão e gestão de todas as partes envolvidas nesse processo para garantir que não há quebras nem excessos, chegando ao resultado final pretendido. É, também, muito mais do que simplesmente gerir números; visto que existe um grande envolvimento com os fornecedores, é tanto uma gestão de relacionamentos com parceiros como uma gestão de inventário.

 

O objetivo final da gestão da cadeia de abastecimento é maximizar a eficiência e minimizar os custos, isto é, conseguir reduzir os excessos e desperdícios, prever a procura exata para não exceder as encomendas necessárias e garantir que tem o inventário exato de que precisa para dar resposta às necessidades dos seus clientes. Nem mais, nem menos.

 

As 5 fases da gestão da cadeia de abastecimento

 

O processo da cadeia de abastecimento é bastante complexo e difícil de resumir, mas, para conquistar o sucesso na gestão do seu restaurante, existem 5 fases a ter em conta:


Forecasting

 

Uma das chaves do sucesso na gestão da cadeia de abastecimento é o forecasting, que, neste contexto, significa prever a procura dos seus clientes, para que a sua encomenda de stock corresponda a expectativas reais. Caso contrário, vai acabar com recursos desperdiçados na mão, cujo rumo é o lixo.

 

O bom forecasting baseia-se em dados históricos e tendências. Para um restaurante a começar, o primeiro será complicado de conseguir, visto que é necessário tempo e experiência no mercado para lá chegar. No entanto, poderá sempre analisar os seus concorrentes e as tendências do mercado para recolher dados sobre fatores como a sazonalidade e os picos e quebras de procura, de forma a conseguir corresponder melhor à realidade. Desta forma, terá uma ideia mais concreta do que precisa abastecer para o seu restaurante e não só reduzirá os custos como, nas épocas de maior procura, aumentará o valor para o seu restaurante.

 

Gestão dos fornecedores

 

A gestão dos fornecedores é um dos pontos-chave da gestão da cadeia de abastecimento, pois são estes que podem ser os seus maiores obstáculos… ou os seus maiores aliados. Tudo depende da relação que nutrir com os seus fornecedores.

 

Um dos primeiros pontos a ter em conta na seleção dos seus fornecedores é a relação preço-qualidade, esta última não só das matérias-primas, mas também do próprio serviço. O pior que lhe pode acontecer é ter um fornecedor que o deixa na mão por uma falha de entrega ou por um engano nas quantidades.

 

Para além disso, pela mesma lógica, garanta que tem sempre um “plano B” caso o seu fornecedor tenha (ou cause) algum imprevisto: um segundo fornecedor que lhe consiga cobrir rapidamente qualquer falha de inventário.

 

Considere também optar por parceiros que possam dar resposta a mais do que uma necessidade do seu restaurante, por exemplo, fornecedores que não só lhe vendem os ingredientes, como também tratam da sua entrega diretamente ao seu restaurante.

 

Gestão das compras e encomendas

 

Na gestão das encomendas, é fulcral que tenha em conta todas as necessidades previstas e antecipáveis e que tipo de desconto por volume consegue do fornecedor. Regra geral, se encomendar por grosso, o custo descerá comparativamente a comprar quando lhe surge a necessidade, pelo que um bom planeamento do menu e das suas necessidades é fulcral. Não só isso, como também um bom planeamento poupar-lhe-á muitas dores de cabeça de andar a correr para comprar o que lhe falta à última hora.


Gestão de stocks

 

A gestão do inventário é o próximo passo essencial da cadeia de abastecimento e aquela onde tem uma gestão mais direta, pois trata-se dos ingredientes e materiais que tem no seu próprio restaurante, e que deve ser uma prioridade.

 

Uma metodologia a ter sempre em conta é a FIFO, ou “first in, first out”. Isto é, utilizar primeiro os ingredientes que recebeu primeiro, dada a deterioração natural dos alimentos. Desta forma, consegue reduzir os desperdícios e ainda ter um maior cuidado com as questões de saúde.

 

Ponto de venda

 

A cadeia de abastecimento termina no ponto de venda e na sua ligação ao inventário do restaurante. Um sistema POS (de “Point of Sale”, literalmente ponto de venda) permite-lhe não só agilizar a faturação do seu restaurante, como também integrar a gestão de stocks diretamente, permitindo-lhe ter sempre um controlo em tempo real do inventário do negócio.

 

Facilite a gestão de inventário da sua cadeia de abastecimento com um software de gestão

 

Sendo a cadeia de abastecimento um ponto fundamental da restauração, uma ferramenta que lhe permita ter um controlo em tempo real do estado do inventário, atualizado de forma automática conforme as entradas e saídas das matérias-primas, pode fazer toda a diferença para a subsistência do seu negócio.

 

O Jasmin é um software de gestão que lhe permite fazer exatamente isso, entre outras funcionalidades que também beneficiarão o seu restaurante. O controlo rigoroso de todos os movimentos de stocks do Jasmin assegura que consegue monitorizar ao pormenor o estado atual dos mesmos – não só em tempo real, como também em qualquer dispositivo móvel ou computador, graças ao facto de ser um software na cloud.

 

E com um POS ideal para negócios de restauração que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada de pontos de venda, deixa de se preocupar com as dores de cabeça da gestão de caixa, faz a gestão de salas, mesas e pedidos num único local, além de gerir também de forma ágil os artigos e preços.

 

O Jasmin garante:

 

  • Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online;
  • Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo;
  • Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline;
  • Otimização da gestão de mesas e pedidos;
  • Controlo eficiente das compras e dos stocks;
  • Flexibilidade na definição de preços;
  • Rigor na gestão de caixa;
  • Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais;
  • Integração com outras plataformas;
  • Informação de apoio à gestão do negócio.

 

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