Negócios

Forecasting: e se pudesse prever o futuro do seu negócio?

por Mariana Pimentel Gomes | 14 Julho, 2021

Já imaginou como seria se pudesse prever o futuro do seu negócio? Parece uma utopia, mas a verdade é que já existem ferramentas e mecanismos de forecasting que permitem fazer previsões de como irá evoluir o negócio: seja de um ponto de vista financeiro, seja comercial ou mesmo contabilístico. As possibilidades são imensas.

 

Prever o futuro do negócio não é impossível

 

Ao recorrer a dados históricos, qualquer negócio é capaz de aceder a previsões precisas sobre tendências futuras e tomar decisões com base em informações fidedignas. Com esta visibilidade e transparência, passa a ser possível analisar o negócio como um todo com a máxima confiança nos dados. Neste artigo, vamos explorar o forecasting, como funciona nos negócios e porque é importante para potenciar o sucesso.

 

O que é o Business Forecasting?

 

As previsões dão visibilidade aos dados. Isto permite que as empresas se ajustem e adaptem às previsões futuras, otimizando os recursos. Fazer planos a longo prazo, tomar decisões sobre o fluxo de caixa e necessidades de crédito, criar cronogramas para novas iniciativas ou aquisições ou preparar o negócio para as mudanças no mercado são duas grandes vantagens e possibilidades do Forecasting. Esta previsão pode mudar as estratégias de investimento e poupança das empresas, bem como afetar o lançamento de novas ofertas.

 

Já sabemos como funciona o forecasting na teoria. Mas e na prática?

 

E como funciona?

 

Utilizando dados anteriores, que envolve a recolha de dados de fontes primárias e secundárias, e uma análise cuidadosa do contexto económico e de negócios atual, o forecasting – ou previsão – tenta prever o que acontecerá no futuro da empresa, do setor ou apenas de algumas métricas em análise.

 

O forecasting consiste em ferramentas e técnicas usadas para prever desenvolvimentos nos negócios, como vendas, despesas ou lucros. Os dados anteriores são recolhidos e analisados ​​através de modelos quantitativos ou qualitativos para que os padrões possam ser identificados e possam direcionar o planeamento do negócio, as operações financeiras, a produção futura ou as ações de marketing.

 

Forecasting: porque é importante para os negócios?

 

O uso de previsões na gestão de negócios é indispensável para quase todas as decisões em qualquer setor.

 

O uso de técnicas de forecasting fornece informações que ajudam os gestores a identificar e compreender os pontos fracos nos seus planos de negócio, adaptar-se às circunstâncias em mudança e obter controlo efetivo de todas as operações. Mas não é só. O forecasting permite:

 

  • Medir a possibilidade de criar novas ofertas ou produtos
  • Estimar os custos mensais recorrentes
  • Prever volumes de vendas futuras com base em informações de vendas anteriores,
  • Prever ganhos e orçamentos.

 

Desenvolver estratégias baseadas em dados

 

Estas previsões ajudam, no fundo, os gestores, não só a criar relatórios com mais agilidade e facilidade, mas também a tomar decisões mais estratégicas com base nessas previsões.

 

Tudo isto resulta da combinação da inteligência de negócio – os mecanismos de Business Intelligence – e ciência de dados. No fundo, este forecasting está assente na tecnologia de Inteligência Artificial e mecanismos de Machine Learning.

 

3 formas como o forecasting pode ajudar os negócios

 

1.      Ajuda a definir objetivos e traçar planos

O forecasting permite que os negócios estabeleçam determinadas metas claras e mensuráveis com base em dados atuais e históricos. Ter essas metas ajuda a avaliar o progresso e a adaptar os processos de negócio para continuar no caminho desejado até ao sucesso.

 

2.      Ajuda a determinar e controlar o orçamento

Ter a total visibilidade das tendências e mudanças que podem ocorrer ajuda as empresas a saber onde alocar o orçamento e otimizar recursos, como o tempo gasto em certas ofertas ou processos de contratação e ajustes de estratégia. Ter os insights certos na hora certa contribui para um orçamento mais bem planeado.

 

3.      Ajuda a antecipar mudanças no mercado

Ao ter uma visão global do negócio, não apenas dos dados atuais, mas também das projeções futuras, as empresas ficam mais aptas a fazer ajustes na estratégia de negócio. Estas previsões ajudam a posicionar os negócios de forma que se tornem mais ativos no mercado e com um papel mais relevante face à concorrência. É importante conhecer as tendências de mercado para saber como otimizar os recursos para se destacar da concorrência.

 

E se fosse possível prever o futuro do seu negócio?

 

Num mundo cada vez mais inteligente, também os negócios têm de acompanhar a evolução da tecnologia e as oportunidades que ela oferece.

 

O Jasmin é um software de gestão cloud e inteligente que organiza e interpreta os dados que circulam no sistema, alerta com insights sobre o desempenho atual e prevê a evolução futura (análise preditiva). Tudo com mensagens dinâmicas no seu painel de controlo, de compreensão simples e rápida sobre áreas como Clientes, Inventário, Rentabilidade, Tesouraria e Objetivos.

 

Conhecer o negócio ao pormenor é simples com o Jasmin. Além de melhores decisões e mais fáceis de tomar, utilizando mecanismos de Big Data e Machine Learning, o Jasmin ajuda a reduzir o tempo de procura e análise de informação para que reaja mais rapidamente.

 

Ao colocar a Inteligência Artificial ao serviço dos empreendedores, das Micro, Pequenas e Médias Empresas, o Jasmin permite prever:

 

Resultados das vendas

 

Ao mostrar os clientes conquistados, os clientes mais rentáveis, os que deixaram de ser clientes ou os resultados das vendas e respetiva comparação com períodos anteriores.

 

Estado do inventário

 

Ao oferecer informação sobre os artigos mais ou menos vendidos, as margens de lucro de cada artigo ou as saídas e entradas de stocks comparativamente com outros períodos.

 

Análises de tesouraria

 

Através de informação sobre os prazos médios de recebimento e pagamento, para que possa organizar o seu plano de tesouraria com rigor e sem surpresas.

 

Cumprimento dos objetivos

 

Com a disponibilização de um ponto de situação relativamente ao cumprimento dos objetivos estabelecidos quanto às vendas, receitas, despesas ou resultados.

 

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