Negócios

Agente Imobiliário: como fugir da burocracia e automatizar tarefas

por Mariana Gomes | 30 Junho, 2020

A evolução tecnológica está, dia após dia, a impactar a mediação imobiliária e a trazer vantagens para todos os intervenientes. Desde o agente imobiliário ao cliente. As diversas vantagens inerentes à era digital, não só simplificam o trabalho diário, como otimizam todos os processos administrativos e burocráticos que o negócio imobiliário envolve.

 

Esta relação entre a evolução tecnológica e a mediação imobiliária introduz novos cenários a este conceito de negócio. Por um lado, a mediação imobiliária está a sofrer mudanças com a chegada de soluções tecnológicas mais eficientes, rápidas e seguras. Por outro, esta evolução impacta a experiência de cada interveniente.

 

Se há uma definição particular do trabalho do agente imobiliário, é que este trata de relacionar pessoas: um comprador e um vendedor ou um inquilino e um senhorio. Apesar desta característica não poder ser substituída por máquinas, é certo que a tecnologia representa um papel fundamental na diminuição de burocracias e simplificação do trabalho.

 

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Agente imobiliário: o papel crucial da tecnologia

 

A revolução tecnológica é uma realidade. E quem mais beneficia desta evolução neste setor é o agente imobiliário.

 

E a tecnologia entrou no quotidiano destes profissionais sem que se dessem conta. Até há muito pouco tempo, a prospeção de clientes vendedores resumia-se ao chamado “porta-a-porta” e envolvia o recurso a suporte de promoção físico: os flyers. Com a chegada da tecnologia, o agente imobiliário consegue efetuar o seu trabalho de prospeção com recurso a um único suporte tecnológico.

 

Apesar destes recursos não substituírem o conhecimento do mercado e da zona, são um aliado à automatização dos processos. Todo este processo de evolução conduz à desmaterialização do negócio. E isto traduz-se em inúmeras vantagens na redução da burocracia e gestão do negócio.

 

Mas que ferramentas tecnológicas pode o agente imobiliário utilizar para otimizar o trabalho e conseguir novos clientes? A gestão, a atração de clientes e a divulgação e promoção de imóveis, pode ser mais eficiente com o investimento em ferramentas desenhadas para o imobiliário.

 

A importância de um sistema CRM

 

As novas ferramentas tecnológicas ao dispor da mediação imobiliária contemplam os sistemas de CRM, cada vez mais amigos do agente imobiliário, mas também dos clientes.

 

Um CRM (Customer Relationship Management) permite guardar toda a informação dos clientes num único local e manter um registo atualizado do seu negócio. E mais importante: permite-lhe automatizar ações de divulgação dos imóveis e manter uma comunicação constante com os clientes.

 

O CRM permite ainda controlar emails, chamadas telefónicas e todo o processo centrado no cliente, identificando facilmente as falhas, oportunidades e momentos de intervir.

 

As vantagens da Inteligência Artificial e Machine Learning

 

A Inteligência Artificial e Machine Learning já representam um papel fundamental em diversos negócios. E para o agente imobiliário estas inovações digitais ajudam a tornar os dados mais acessíveis. Por exemplo, a Inteligência Artificial torna possível a recomendação de propriedades baseada em preferências dos consumidores.

 

Por outro lado, também já são comuns os chatbots nos sites, preparados para responder rapidamente às questões dos clientes. Esta automatização poupa tempo e recursos ao agente imobiliário e ajuda a reduzir processos burocráticos. Além disso, garantem uma resposta imediata aos clientes.

 

Uma melhor gestão com Big Data

 

Trata-se de um conceito que descreve o grande volume de dados envolvidos no negócio. E o seu benefício é simples: quantos mais dados forem disponibilizados e analisados, melhores decisões, baseadas em dados concretos, serão tomadas.

 

No fundo, o Big Data consiste em reunir informações históricas e em tempo real sobre todos os aspetos do negócio. Isto permite maximizar a automatização e a tomada de decisões de negócio mais fundamentadas e estruturadas, assentes em dados concretos.

 

Maior segurança e mobilidade com a Cloud

 

A grande e principal particularidade da cloud assenta na mobilidade. Já não é necessário estar no escritório para aceder a informação importante do negócio. Todos os dados e informações estão à distância de um clique. A cloud representa o recurso fundamental para a otimização das agências imobiliárias.

 

Por possibilitar o armazenamento de todos os dados e documentos num único local, o seu manuseamento e acessibilidade são otimizados. Isto resulta no aumento da produtividade. Desta forma, o agente imobiliário pode inserir informação no sistema a qualquer hora e consultar todos os dados a qualquer altura, mesmo em momentos cruciais, enquanto mostra um imóvel a um cliente.

 

Além disso, a segurança traduz-se na maior preocupação de todos os profissionais. A cloud, além de oferecer vantagens transversais à gestão do negócio, garante todos os requisitos de segurança. Mesmo que corra o risco de perder toda a informação armazenada em discos rígidos, ela estará salvaguardada na cloud.

 

Agente Imobiliário: aposte em software de gestão cloud ideal para o seu negócio

 

A tecnologia deixou de ser um simples diferencial no trabalho e transformou-se numa obrigatoriedade para negócios do imobiliário.

 

Com o auxílio de um software de gestão ideal para o seu negócio de imobiliário, tem a possibilidade de acompanhar todos os resultados e o estado do seu negócio. O Jasmin Software, por ser 100% cloud, pode fazê-lo a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma ágil e segura.

 

Consulte relatórios de análise e tenha acesso a previsões da evolução futura. Com recurso à tecnologia, o Jasmin recorre a Inteligência Artificial e a mecanismos de Machine Learning e Big Data que lhe oferecem uma visão global dos dados e ajudam a tomar decisões mais estruturadas e fundamentadas.

 

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