Tecnologia

Como funciona um sistema POS na prática e quais são os benefícios?

por Duarte Oliveira | 11 Dezembro, 2023

Se o seu negócio envolve o atendimento ao cliente, então fique a saber que tem de apostar numa ferramenta fundamental: um sistema POS.

 

Não sabe o que significa realmente? De forma muito simples, POS significa Point of Sale, ou seja, Ponto de Venda, e é o local onde os clientes pagam as compras.

 

Mas um sistema POS não serve apenas para vender. Sim, esse é o objetivo final, mas a verdade é que com acesso a esta ferramenta, torna-se possível conseguir um processo de venda mais célere e simplificado, mas também fazer um acompanhamento constante dos vários indicadores da empresa para garantir uma evolução gradual do negócio.

 

Para responder a esta que já se tornou uma necessidade dos negócios, o sistema POS surge como uma opção para unificar a venda de produtos e a gestão de operações rotineiras num único local.

 

Se ainda não utiliza esta solução no seu negócio, saiba como funciona e quais as vantagens para a sua operação.

 

O que é um sistema POS?

 

Além de permitir o pagamento de produtos, com a evolução das necessidades das empresas, com um sistema POS passaram a ser capazes de realizar uma grande variedade de processos, permitindo realizar todo o acompanhamento da evolução do negócio diretamente no terminal.

 

O sistema POS passou assim a ser uma ferramenta de apoio à gestão, garantindo não só o registo da compra, mas também outras operações como o controlo de stocks ou a análise de relatórios de vendas.

 

Como funciona um sistema POS?

 

Pode parecer um conceito semelhante a uma Caixa registadora, mas é muito mais. Centrados no registo e processamento de compras, os sistemas POS permitem adaptar a sua interface a cada negócio de forma a facilitar a interação do operador com o sistema e a manter as listas de produtos organizadas para uma consulta mais célere.

 

 

Quando um cliente realiza um pedido ou pretende adquirir um produto, este é registado no sistema POS que calcula automaticamente o preço total de venda e permite a realização imediata do pagamento (multibanco ou dinheiro).

 

Para os gestores, permite a atualização automática de stocks e o acompanhamento do desempenho da organização.

 

Quais os benefícios de um sistema POS?

 

Maior mobilidade e eficiência no processo de compra

 

Com a utilização de um sistema POS, o registo das compras torna-se mais simples e mais rápido.

 

Seja num posto fixo ou em mobilidade, ideal no caso dos restaurantes, todo o processo de venda se torna mais automatizado, permitindo reduzir o erro humano e libertar a atenção dos colaboradores para os clientes.

 

As campanhas de desconto, no caso dos negócios da área de retalho, podem também ser geridas com maior rigor, sendo possível automatizar as reduções de preços ou criar atalhos para campanhas de forma a garantir que todos os descontos sejam aplicados de forma célere e sem conflitos.

 

Maior controlo de stocks

 

Para que a falta de produto nunca seja uma surpresa, o sistema de Ponto de Venda pode realizar a atualização automática de stocks no fim de cada compra.

 

Desta forma, pode acompanhar em tempo real a disponibilidade dos seus produtos, garantindo a sua reposição atempada para que as ruturas sejam evitadas.

 

Gestão de vendas omnicanal

 

Se o seu negócio se encontra tanto no canal físico como no digital, pode integrar ambos os canais num único local de forma a simplificar a gestão omnicanal das suas encomendas.

 

Maior eficiência na tomada de decisão e identificação de tendências

 

Com todos os dados de venda a serem processados no sistema POS, poderá aceder a relatórios de venda, informações sobre variações de stock e insights sobre tendências para que possa acompanhar constantemente a evolução do seu negócio e tomar decisões mais sustentadas e ponderadas.

 

Garanta uma gestão eficiente do seu negócio

 

Quer seja responsável pela gestão de restaurantes ou por um negócio de retalho, a qualidade de serviço é um dos pontos mais importantes para garantir a lealdade do cliente.

 

Para isso, poderá contar com um sistema POS que irá permitir impulsionar o máximo potencial do seu negócio.

 

O Jasmin é um software de gestão cloud que responde às necessidades dos negócios de restauração e do retalho. Além de controlar o stock, faz a gestão das despesas e da tesouraria, fatura a qualquer hora e ainda acede a insights sobre o estado atual e a evolução futura do seu negócio!

 

Com um POS que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações em loja, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada de pontos de venda, deixa de se preocupar com as dores de cabeça da gestão de caixa.

 

O POS do Cegid Jasmin é um sistema de ponto de venda fácil de utilizar, que acelera o seu processo de venda e permite gerir vários pontos de venda de forma centralizada. Compatível com os hardware de ponto de venda mais populares, funciona online e offline.

 

As vantagens?

 

  • Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online;
  • Possibilidade de faturar com ou sem internet;
  • Gestão centralizada de artigos, preços e stock para os vários canais de venda;
  • Compatibilidade com uma grande oferta de hardware POS.

 

Quer conhecer o POS do Jasmin e dar ao seu negócio o impulso que falta para alcançar os melhores resultados? Descubra aqui todas as vantagens do módulo POS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos