
Fiscalidade e Contabilidade
Será 2019 o último ano das faturas em papel?
por Isabel Dias | 24 Janeiro, 2019

A resposta curta é sim. Em 2019 vamos ver o fim das faturas em papel e a consolidação definitiva da fatura eletrónica. As vantagens são imensas, para os comerciantes, para os consumidores e, claramente, para o planeta.
Faturas em papel: o adeus, há tanto esperado
Com a morte anunciada das faturas em papel, dá-se mais um passo em direção à desmaterialização total. Desde o início deste ano os comerciantes deixam de ser obrigados a dar a fatura em papel aos clientes, a não ser que estes a peçam expressamente. Alternativamente, quem quiser a fatura, mas não em papel, pode solicitá-la por via eletrónica, como por e-mail.
Comunicações à AT em tempo real
Esta medida não é, contudo, obrigatória, podendo os comerciantes optar por continuar a dar faturas em papel ou não. Além disso, só poderão optar pela desmaterialização das faturas os comerciantes que tenham capacidade para comunicar as faturas à AT em tempo real.
Conheça as vantagens da fatura eletrónica para o seu negócio!
Arquivos digitais
Até agora, os negócios eram obrigados a manter cópias físicas de todos os documentos, como as faturas em papel. Recorde-se que as empresas tinham de manter nos registos as cópias das faturas por um período de 12 anos, o que representa custos com armazenamento e conservação.
Assim, a nova legislação vem eliminar a necessidade do formato físico, e introduzindo a possibilidade de manter as faturas em formato digital – uma fatura passada em papel a um cliente pode ser digitalizada.
Segurança na cloud? Sim, com o Jasmin!
Introdução de códigos QR
Uma outra medida associada ao fim das faturas em papel é a introdução de dois novos elementos – não só em faturas mas também nos demais documentos fiscais – que facilitam a emissão e comunicação: um código de barras bidimensional (o código QR) e um código único de documento.
Assim, mesmo que a fatura tenha sido emitida sem número de contribuinte, o comprador pode comunicá-la à AT usando o código QR ou código único. Basta fotografar e enviar. Esta medida permite ao contribuinte usufruir dos benefícios fiscais sem ter de divulgar o seu NIF diretamente ao comerciante ou prestador do serviço, e ainda combater a fraude fiscal.
Software certificado
Para poder usufruir da desmaterialização das faturas, é necessário que os comerciantes disponham de um software de faturação certificado, que permita fazer a comunicação em tempo real das faturas à AT.
Software de gestão gratuito e produtivo, é possível?
Jasmin, a transição para um futuro sem faturas em papel
O Jasmin, software de faturação expert em gestão, sendo certificado, permite-lhe fazer a comunicação de toda a sua faturação à Autoridade Tributária. E se o seu cliente pedir fatura em papel ou eletrónica? Também consegue, facilmente: só tem que imprimir ou enviar a fatura para o seu cliente, por exemplo, via e-mail.
Cometeu algum erro ao preencher a fatura? Ou será que precisa de a alterar posteriormente e inserir mais dados? É fácil corrigir faturas com o Jasmin, seja anulando-as e emitindo novas, ou emitindo notas de crédito.
Mas não só de faturação trata o Jasmin. O Jasmin é um verdadeiro expert em gestão, e ajuda-o a gerir todo o seu negócio a partir de um só ponto, dando-lhe a liberdade de trabalhar onde e quando quiser. Toda a informação sobre o seu negócio está armazenada e segura na cloud, e acessível quando precisar.
Não espere mais, experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.
Mais artigos


Guias de transporte ou faturas? Descubra as diferenças
por Isabel Dias - há 7 anos
Autoliquidação do IVA: o que é e quando se aplica
por Mariana Pimentel Gomes - há 2 anos
O que é uma fatura simplificada?
por Isabel Dias - há 7 anos