Negócios

SEPA: o que significa para si

por Isabel Dias | 4 Julho, 2018

A era digital impulsiona a globalização dos negócios, especialmente das PMEs e startups mas, por vezes, a legislação não acompanha, e os negócios encontram entraves e dificuldades. A boa notícia é que, desde 2014, uma iniciativa da UE veio facilitar as transações eletrónicas na europa, oferecendo vantagens a consumidores e empresas.

 

SEPA: o que é, onde vigora e quais as vantagens

 

A SEPA, acrónimo de Single Euro Payment Area, ou Área Única de Pagamentos em Euros, é uma iniciativa de integração de pagamentos da UE, que visa harmonizar as transferências eletrónicas em euros na Europa. Foi posta em prática em 2008, e consolidada em 2014, sendo que até ao ano passado foram incluídos regulamentos, exceções e legislação adicional.

 

Os objetivos

 

O objetivo da SEPA é melhorar a eficiência dos pagamentos internacionais, e tornar os mercados nacionais e fragmentados num só, unificado.

 

Na zona euro é fácil fazer negócios e compras transfronteiriças, já que a moeda é única. No entanto, até há pouco tempo, os pagamentos eletrónicos representavam uma dificuldade, acarretando custos acrescidos, taxas, e tempos francamente longos. Este projeto, SEPA, veio então eliminar estas dificuldades e tornar as transações eletrónicas – transferências, débitos diretos, e pagamentos usando cartões de crédito e débito – tão simples como no país de origem.

 

O projeto SEPA, que inclui o desenvolvimento de instrumentos, padrões e procedimentos financeiros comuns, visa reduzir o custo total da movimentação de capital na economia Europeia – que se estima entre 2% e 3% do PIB.

 

Países abrangidos

 

A iniciativa SEPA abrange 34 países:

 

  • Os 28 estados-membros da EU – 19 da Zona Euro e 9 fora da Zona Euro;

  • Os 3 países fora da EU mas dentro do Espaço Schengen (Noruega, Islândia, Liechtenstein);

  • Suíça, Mónaco e San Marino.

 

As vantagens para os consumidores

 

Os consumidores beneficiam da simplicidade, conveniência e rentabilidade da SEPA, podendo depender de uma conta bancária e um cartão para fazer pagamentos em qualquer um dos países europeus. Isto torna as compras muito mais fáceis, cómodas e seguras.

 

Também se conta com mudanças no que respeita a débitos diretos – estes são agora executados segundo o modelo da SEPA. Ou seja, a Autorização de Débito em Conta tem de ser concedida à empresa que presta os serviços e não, como antes, ao banco.

 

As vantagens para o seu negócio

 

As empresas ganham oportunidades de negócio e acesso ao mercado Europeu. Eliminando os entraves e padronizando os pagamentos em euros, a SEPA vem permitir às empresas poupar tempo e dinheiro, nomeadamente:

 

  • Transferências de crédito simples: fazer e receber pagamentos tem, na área abrangida pela SEPA, o mesmo custo e duração que as transferências nacionais;

  • Uso imediato dos pagamentos recebidos: os pagamentos estarão imediatamente disponíveis na conta bancária, assim que recebidos.

  • Crédito da totalidade do valor: não há deduções ao valor transferido, sendo recebido na totalidade.

  • Agilização das cobranças via débito direto: estes são independentes dos bancos onde os consumidores tenham conta.

Saiba mais sobre taxas de câmbio, e como afetam os negócios.

 

Jasmin: aliado na expansão do seu negócio

 

O Jasmin, software expert em gestão, vai mais além de um software de faturação. Assume-se como um software de gestão completo e que lhe permite planear e criar estratégias, com base em índices de desempenho e inteligência preditiva.

 

As cobranças regulares deixam de ser uma dor de cabeça, já que o Jasmin lhe permite cobrança por débito direto com poucos cliques, com respetiva emissão do ficheiro SEPA, consulta dos pendentes e emissão de recibos. A gestão torna-se fácil com as ferramentas adequadas, que lhe permitem otimizar os recursos e garantir cobranças mais rápidas, seguras e automáticas.

 

Mas, não só de faturação se trata o Jasmin. É um aliado de negócio na internacionalização: oferece faturação multimoeda, cumprindo sempre com a legislação e fiscalidade ao ser certificado pela AT.

 

Experimente já o Jasmin Express, e veja por si! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais