Cobranças por débito direto
Jasmin Software - 9 Julho, 2018 - 5 minutosNo Jasmin é possível emitir dois ficheiros SEPA para submeter às entidades bancárias as transações a cobrar aos clientes e às empresas:
- SEPA Core: permite submeter as transações a cobrar aos clientes;
- SEPA B2B (Business to Business): permite submeter as relações comerciais entre empresas.
Ao existir um acordo entre a empresa e o cliente e entre empresas, é possível autorizar o débito direto e exportar o ficheiro a partir do Jasmin, que posteriormente deverá ser enviado para o banco.
Para configurar a emissão do ficheiro, deve proceder às seguintes configurações:
Conta bancária da empresa
Para criar as contas bancárias, siga os seguintes passos:
- Aceda a Contas Correntes | Configuração | Contas de Caixas e Bancos;
- Clique em Criar;
- Selecione a opção Conta Bancária no campo Tipo de Conta de Caixa e Bancos;
- Coloque a referência que permite identificar, no sistema de débitos diretos, a entidade credora a nível europeu no campo Identificador de Credor;
Nota: Esta referência irá aparecer no ficheiro SEPA, identificando quem está a cobrar determinada importância; - Clique em Guardar.
Conta bancária da entidade
Na ficha da entidade deve ativar o separador Conta bancária em Vendas | Clientes ou Compras | Fornecedores. Nos dados da conta bancária deve preencher os campos relativos à autorização de débito em conta:
- Número de Autorização – Código atribuído pelo credor a uma determinada autorização de débito em conta (ADC). Esta referência tem de ser única e permitir identificar inequivocamente, quando combinada com o identificador do credor, a ADC no sistema de débitos diretos;
- Limite de Montante – Limite máximo permitido por documento escolhido para cobrança;
- Data da Autorização – Representa a data em que a ADC foi definida;
- Pagamentos Anteriores – Indica se já existiram cobranças anteriores com esta ADC;
- Tipo de Mandato – Tipo de ficheiro SEPA que pretende emitir (CORE ou B2B).
Emissão do ficheiro SEPA para débito direto
Para emissão de um ficheiro de SEPA, siga os seguintes passos:
- Aceda a Contas Correntes | Remessas Bancárias | Ficheiro SEPA;
- Clique em Criar;
- Selecione o tipo de ficheiro a emitir no campo Tipo de Mandato;
- Indique os parâmetros e os filtros a aplicar nos pendentes;
- Selecione os pendentes a incluir no ficheiro SEPA;
- Por fim, clique na opção Gerar Ficheiro.
Será gerado um ficheiro que pode ser descarregado e submetido ao banco.
Alteração do estado dos pendentes enviados
Quando obtiver a resposta do banco, será necessário confirmar o estado dos pendentes incluídos no ficheiro SEPA.
Para confirmar o estado dos pendentes incluídos no SEPA, siga os seguintes passos:
- Aceda a Contas Correntes | Remessas Bancárias | Gestão de Estado SEPA;
- Selecione o Estado pretendido;
- Escolha os pendentes a fechar;
- Clique em Processar.
Depois de fechados, estes poderão ser escolhidos para emissão do recibo.