Histórias Jasmin

Como exportar o ficheiro SAFT no Jasmin

por Isabel Dias | 26 Abril, 2018

SAFT? O que significa e para que serve

 

O ficheiro SAFT, que significa Standard Audit File for Tax Purposes, foi criado para auditoria fiscal. O objetivo era tornar mais simples as inspeções feitas às empresas, facilitando a informação sobre a faturação, de forma a combater a fuga e evasão fiscal.

 

Provou-se tão útil e eficaz que foi integrado na contabilidade portuguesa em 2008. De acordo com o Portal das Finanças, este ficheiro no formato .xml, permite a exportação simplificada dos registos de uma empresa, independentemente do programa utilizado.

 

O que contém o SAFT

 

O ficheiro SAFT contém todas as informações necessárias para a comunicação da faturação mensal de uma empresa à Autoridade Tributária:

 

  • Identificação da empresa;
  • Identificação de fornecedores e clientes;
  • Identificação dos produtos e serviços vendidos;
  • Documentos de venda relevantes a nível fiscal, que se aplicam mesmo tendo sido anulados, como faturas, faturas simplificadas, faturas-recibo, notas de crédito e notas de débito;
  • Recibos emitidos a clientes;
  • Documentos de transporte;
  • Documentos de conferência como, por exemplo, consultas de mesa;

Sabia que existe um SAFT de contabilidade e outro de faturação? Descubra a diferença aqui.

 

Como exportar o ficheiro SAFT?

 

Aprenda como exportar o ficheiro SAFT com o software Jasmin: fácil e intuitivo.

 

  1. Seleccionar IMPOSTOS no menu lateral à esquerda.
  2. De seguida, selecionar FICHEIRO SAFT-PT.
  3. Selecionar a Empresa em questão, e clicar APLICAR.
  4. É então que deve escolher a finalidade da declaração legal (Fatura, Guia de Remessa ou Auditoria), e o período da consulta: data de início, e data de fim.

Pode, opcionalmente, adicionar uma referência (como mês e ano) para lhe ser mais fácil navegar pelos documentos.

 

Terminados estes passos, é só clicar em GUARDAR, e o documento está criado. Para exportá-lo para o seu disco, só tem que selecionar EXPORTAR FICHEIRO SAFT-PT e uma caixa de diálogo irá abrir a pedir-lhe para gravar o ficheiro no seu computador.

 

Não se esqueça que o ficheiro SAFT relativo à faturação de cada mês tem de ser entregue – neste caso, importado no site da AT – até ao dia 20 do mês seguinte.

 

 O Jasmin é certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, pelo que é intuitivo fazer upload do ficheiro no Portal das Finanças.

 

Ainda não é utilizador? O Jasmin ajuda-o a fazer a gestão da sua empresa, e a assegurar-se de que todos os requisitos legais são cumpridos. Subscreva já o Jasmin Express: 100% cloud, certificado e gratuito, e comece hoje a poupar tempo e recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais