Negócios

O que é a economia circular e como aplicá-la na sua empresa?

por Helena Sousa | 1 Dezembro, 2022

A economia circular é um modelo de produção e consumo com o qual se procura reduzir ao máximo a extração de matérias-primas para inserir no início do processo produtivo e a produção de resíduos no final do mesmo.

 

Com este modelo circular, o início e o fim do processo produtivo estão ligados num movimento cíclico: os resíduos que seriam desperdiçados são aproveitados para uma segunda vida útil ou, mais do que isso, transformados em novos recursos, novas matérias-primas, o máximo de vezes possível, ao invés de serem descartados.

 

A economia circular é, assim, um veículo para o prolongamento do ciclo de vida dos produtos, mediante a sua reutilização ou reintrodução num processo produtivo, com a procura de estratégias que evitem o desperdício, a poluição e o sobreconsumo de recursos, dando tempo à renovação dos tão necessários recursos ambientais.

 

Este modelo contrasta com o mais tradicional, a economia linear, que se baseia na extração, produção, utilização e descarte dos materiais, num processo que exige largas quantidades de materiais de fácil acesso a um preço o mais baixo possível e o consumo de muita energia.

 

Os R’s da economia circular

 

Os princípios pelos quais se rege a economia circular são resumidos naquilo a que habitualmente se chama os três R’s da economia circular:

  • Reduzir a produção de resíduos, desperdiçando menos e consumindo apenas o necessário;
  • Reutilizar ao dar uma nova utilidade a materiais, sejam produtos, partes de produtos ou matérias-primas;
  • Reciclar com a reintrodução dos materiais que já não são usados no ciclo, transformando-os noutros através de processos industriais.

 

Vantagens da economia circular para o seu negócio

 

Além dos benefícios para o ambiente e para a população em geral, a adoção de práticas de economia circular pode trazer também diversos benefícios para a sua empresa, como:

 

  • Redução do desperdício, ao encontrar novas vidas para materiais usados;
  • Redução de custos, uma vez que pode aproveitar materiais que já usou, em vez de comprar novos;
  • Procura de novas técnicas e inovações para o seu processo produtivo em busca de um uso eficiente dos recursos;
  • Redução da dependência em relação à volatilidade dos preços das matérias-primas e ao risco de escassez;
  • Oferta de produtos com um ciclo de vida mais alargado aos seus clientes e possivelmente mais económicos;
  • Potencialidade para criação de novos modelos de negócio baseados na retoma de produtos dos seus clientes;
  • Melhoria da sua imagem para com os seus consumidores, cada vez mais preocupados com as questões de sustentabilidade.

 

Como aplicar a economia circular na sua empresa

 

Para começar a implementar boas práticas de sustentabilidade na sua empresa, necessitará de adaptar não só processos, como também mentalidades de todos os colaboradores. Fique com alguns procedimentos que pode adotar.

 

1. Faça um diagnóstico do estado atual

 

O primeiro passo para implementar o que quer que seja, incluindo a economia circular, é fazer um diagnóstico do estado atual de todas as áreas da empresa, desde os escritórios à produção, para poder perceber onde se encontra o maior desperdício e onde este poderá ser reduzido ou evitado.

 

2. Defina as metas a atingir com a implementação da economia circular

 

Sabendo quais as áreas da empresa que podem ser alvo de reformulação para levarem a cabo um modelo de economia circular, é altura de definir metas para a implementação e disseminá-las por toda a organização.

 

É importante definir objetivos claros para cada secção a reformular, o que implica não só quantificar em número ou percentagem aquilo que pretende atingir, como também definir um prazo realista, bem como os procedimentos necessários e pessoas envolvidas no processo.

 

3. Dê formação aos seus colaboradores

 

O primeiro passo para qualquer projeto falhar é a organização não estar toda na mesma página. É necessário, em primeiro lugar, informar todos os colaboradores daquilo que é pretendido e o porquê das alterações, que, no caso, envolverão não só os procedimentos, como também uma mudança de mentalidades.

 

É sobre eles que recairá bastante da responsabilidade de pôr em prática os princípios pelos quais se regerá a nova política de sustentabilidade, por isso, formar os seus colaboradores no âmbito das necessidades ambientais atuais e incluí-los no objetivo maior de criar um planeta melhor para o futuro dos seus descendentes poderá acelerar bastante todo o processo.

 

4. Defina um plano de ação

 

Já diz o antigo ditado que “Roma não foi feita num dia” e a alteração dos processos da sua empresa para um modelo de economia circular também não será imediata. A adaptação terá de ser, por si, economicamente sustentável para a empresa e, se há ações mais fáceis de implementar, como, por exemplo, a digitalização dos procedimentos administrativos, outros terão de ser mais ponderados.

 

Será, assim, necessário definir as prioridades, os passos a dar, os responsáveis por cada ação e as datas para cada ação estar implementada, além da planificação de custos em procedimentos e investimentos em novas tecnologias.

 

5. Avalie a evolução

 

Estando todo o plano feito, é necessário avaliar pontualmente para verificar se as metas estão a ser cumpridas, bem como os prazos, se há desvios e se há alterações necessárias a serem feitas. Comunique com os seus colaboradores para perceber também como estão a perceber e a sentir o processo e se há melhorias que podem ser implementadas.

 

Mais do que a avaliação durante e após o processo, pode ainda usar os resultados obtidos com as alterações e alargar a mudança a outras partes da empresa.

 

Como começar a dar os primeiros passos para a economia circular

 

Como referido acima, a digitalização de processos é das alterações mais acessíveis para implementar rumo a uma empresa mais sustentável e essa digitalização, independentemente da sua dimensão, pode iniciar desde já com a faturação.

 

Para isso, pode contar com o Jasmin, um software de gestão na cloud que lhe permite manter debaixo de olho todos os aspetos da gestão da sua empresa e que conta com integrações para que possa emitir faturas eletrónicas em cumprimento com a legislação, bem como enviar as suas faturas em PDF assinadas digitalmente, em conformidade com a obrigação em vigor a partir de janeiro de 2024.

 

O Jasmin é gratuito para os primeiros 30.000 euros faturados. Experimente-o já!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos