Gestão Pessoal

Planeamento anual de negócio: 9 dicas para vencer em 2023

por Mariana Gomes | 6 Janeiro, 2023

Se houve uma coisa que aprendemos nos últimos anos foi a trabalhar lado a lado com a incerteza, a fazer planos flexíveis e a curto prazo e a ser criativos com os recursos disponíveis. Na altura de fazer o planeamento anual do negócio, mesmo que o cenário pandémico pudesse ter sido previsto, teria sido muito complicado formular uma linha coerente e rigorosa, tendo em conta que o mundo dos negócios sofreu voltas repentinas de 180º.

 

Em 2023, é nesta incerteza que nos devemos focar para fazer um planeamento anual à prova de contratempos.

 

Negócio preparado para o futuro

 

Fazer um planeamento anual de negócios adequado é como organizar uma viagem para um lugar desconhecido. E, certamente, que o ano anterior foi desconhecido. Mas 2023 está também repleto de incertezas. Por isso, ter um guia estruturado com todas as informações que influenciam direta e indiretamente os resultados é de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio, independentemente da dimensão. Este plano estruturado permite medir riscos, avaliar alternativas e evitar decisões erradas.

 

Planeamento anual: como começar e o que ter em conta?

 

Não existe uma fórmula mágica, mas existem orientações!

 

Conheça o seu negócio e a sua situação atual

 

É o ponto de partida: conhecer o negócio como a palma da sua mão. Seja do ponto de vista estrutural, seja financeiro. Faça um levantamento de todas as informações mais relevantes, uma análise do setor de atuação, do mercado e do capital da empresa. Apoie a sua pesquisa na conhecida análise SWOT e defina as forças e fraquezas do seu negócio ou as oportunidades e ameaças do mercado.

 

Defina metas e crie um plano de ação

 

Com o levantamento de todas as informações relevantes, é possível começar a estruturar um plano de ação. Para tal, é preciso definir metas. A questão mais importante é: onde quer chegar? Defina o volume de faturação que pretende atingir, os limites de despesas, o valor que quer investir com recursos operacionais ou o lucro esperado.

 

Para atingir estes objetivos é fundamental criar um plano de ação. Nesta etapa pode incluir os recursos da organização e restruturar vários aspetos, como a criação de departamentos de marketing, finanças ou recursos humanos.

 

Defina timings realistas

 

Definir quais os passos a seguir, as metas a atingir e os timings certos facilita a monitorização de resultados e o desempenho do seu negócio. O segredo – e grande desafio – é encontrar um equilíbrio entre os objetivos a atingir e timings realistas.

 

Encontre formas de analisar e medir os resultados

 

Atingiu os valores de faturação que pretendia? E os outros objetivos? Chegou ao número de clientes desejados? Cumpriu os timings definidos? Ao elaborar um planeamento anual de negócios, deve ter em conta as ferramentas e os recursos a utilizar para perceber se está no caminho certo, analisar ações e medir resultados.

 

Evite o improviso

 

Apesar de 2020 ter sido marcado pelo improviso – e de 2023 poder ser um ano muito volátil no que respeita a acontecimentos – é importante seguir algumas linhas de ação e evitar decisões improvisadas. E em tempos adversos como o atual, também é importante não deixar o destino do seu negócio nas mãos da sorte. Tudo isto não significa que o plano seja estático, ele  deve adaptar-se sempre às circunstâncias.

 

Pense a curto prazo

 

Pensar a curto prazo e adaptar planos a novas circunstâncias são os aspetos-chave para garantir a rentabilidade do negócio. Isto não quer dizer que o planeamento anual tem de alterar o seu core ou o propósito do negócio. O objetivo é especificar as diferentes ações e estratégias fundamentais para alcançar os resultados estimados.

 

Antecipe diferentes cenários futuros

 

Além de pensar a curto prazo, é fundamental imaginar ainda diferentes cenários futuros e adaptar o plano a diversas situações. Por exemplo, consideremos que as restrições se irão manter: os restaurantes terão de adaptar espaços para responder às limitações do número de pessoas ou reformular os modelos de negócios, considerando o delivery ou take-away. O mesmo se aplica a negócios que apostaram ou poderão apostar no e-commerce e o planeamento anual deverá considerar todos os canais de vendas.

 

Inovação e criatividade

 

Reduzir custos já não é suficiente. O segredo é inovar e oferecer soluções criativas, aportem valor. Apostar em canais digitais, explorar as redes sociais ou oferecer outros métodos de compra ou pagamento.

 

Foque-se no cliente

 

Não é uma novidade que surgiu com a pandemia, mas o cliente deve ser sempre o centro de todas as estratégias. Considere as preferências do cliente e capte novas oportunidades de negócio com base nos seus comportamentos e necessidades.

 

Jasmin, um aliado na gestão do seu negócio

 

Além da estruturação de um planeamento anual, ter as ferramentas certas para avaliar o desempenho do seu negócio de forma intuitiva e estratégica também é importante.

 

Com funções de orçamentação e demonstração de resultados, o Jasmin, um software de gestão cloud, ajuda-o a levar o seu negócio ao próximo patamar.

 

Por lhe dar a flexibilidade de controlar o negócio em qualquer lugar e em qualquer equipamento com acesso à internet, o Jasmin é o parceiro ideal para criar e cumprir um plano de negócios eficiente, especialmente numa altura marcada pelo trabalho à distância.

 

Comece por criar o seu plano financeiro (ou orçamento) anual e acompanhe toda a informação financeira da sua empresa, ao longo do tempo. O Jasmin permite-lhe gerir as contas correntes, os movimentos de caixa e bancos, definir limites de crédito, monitorizar valores pendentes e respetivos prazos de vencimento.

 

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