Como exportar o inventário anual?

Jasmin Software - 2 Setembro, 2017 - 3 minutos

A comunicação dos inventários tem como objetivo controlar os custos dos bens vendidos e consumidos, bem como o resultado obtido no final de cada exercício económico pelos sujeitos passivos. Neste sentido, deve submeter no Portal das Finanças um ficheiro em formato CSV ou XML cuja estrutura está definida pela Autoridade Tributária.

 

Nota: Apesar da obrigatoriedade de a comunicação de inventário valorizado apenas ocorrer em 2023 com a informação referente a 2022, no Jasmin já possível exportar o ficheiro com esta informação. Desta forma, quando esta obrigação legal entrar em vigor apenas será necessário selecionar a versão correta da declaração (Versão 2.01.00).

 

Para criar a declaração anual de inventário, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Impostos | Declarações de Inventário;
  2. Clique em Criar;
  3. Será remetido para o formulário Criar declaração de inventário, em que os seguintes campos são automaticamente preenchidos:
    – Data do inventário: corresponde à data do fecho de inventário (o sistema apresenta, por predefinição, o último dia do ano anterior dado que é habituar fechar o inventário em janeiro);
    – Exercício fiscal: coincide com o ano a que se refere a declaração a gerar;
    – Nota: descritivo da declaração (o sistema também sugere o descritivo com base no exercício e data);
    – Última data de inventário: este campo é automaticamente preenchido com a data de envio do último inventário;
  4. No campo Versão da Declaração de Inventário, selecione uma das seguintes opções:
    Versão 1.02.00: esta versão não inclui o inventário valorizado e, por isso, apenas a deve utilizar até ao exercício de 2021, inclusive;
    Versão 2.01.00: se selecionar esta opção, a Declaração será exportada com a valorização do stock;
  5. Clique em Classificar artigos para verificar se todos os artigos têm o subtipo preenchido com a classificação fiscal;
  6. Por fim, clique em Guardar.

 

Após guardar, poderá visualizar as seguintes mensagens de sistema:

1. A declaração foi gerada corretamente.
Se a declaração tiver sido criada com sucesso, o seu estado será Succeeded e poderá exportar o ficheiro de inventário, clicando nesta opção.
Após a exportação do ficheiro de inventário, terá de aceder ao site da AT e proceder à sua submissão.
Se não existirem artigos em stock à data da declaração, o sistema apresentará a mensagem correspondente e deverá registar essa informação no site da AT.

2. Existem artigos sem subtipo preenchido e, por conseguinte, sem a classificação fiscal correspondente. Proceda à sua classificação.
Consulte o artigo para saber como classificar artigos.

3. Existem artigos cujo stock é negativo. Pretende continuar?
Se clicar em Não, a declaração de inventário não é gerada.
Se clicar em Continuar, o sistema gera a declaração de inventário excluindo esses artigos. De referir que todos os artigos cujo stock é negativo ou se encontra a zero serão excluídos da declaração.

 

Notas importantes:

  • Em InventárioConfiguração  já consta a Data de último fecho de inventário, impossibilitando o registo de movimentos de inventário com data anterior a essa. Se pretender efetuar algum movimento, terá de anular a declaração de inventário gerada pelo sistema, proceder aos movimentos, voltar a gerar a declaração de inventário e submetê-la novamente no site da AT;
  • Apenas são incluídos na declaração os artigos com stock positivo;
  • É aconselhável gerar a declaração atempadamente de forma a confirmar os valores apurados;
  • Para efeitos de controlo do inventário pode gerar várias declarações de inventário ao longo do ano, sendo que só necessita de submeter a última gerada à AT.
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