Negócios

Que apoios ao empreendedorismo jovem existem em Portugal?

por Mariana Gomes | 14 Janeiro, 2020

A noção de empreendedorismo jovem começa na procura de novas oportunidades com recurso à criatividade e inovação. Começar um negócio do zero, num mundo de negócios competitivo como o atual, envolve um conjunto de desafios, muitas vezes, difíceis de ultrapassar.

 

Não basta ter uma boa ideia. Ingressar no mundo do empreendedorismo exige investigação, ponderação e planeamento. Atualmente, em Portugal, já existem apoios ao empreendedorismo jovem, seja a nível financeiro, fiscal, técnico ou jurisdicional.

 

Uma das maiores preocupações de cada empreendedor é, certamente, conseguir o investimento inicial e ultrapassar a burocracia legal para o desenvolvimento do novo negócio.

 

Empreendedorismo jovem: por onde começar?

 

Em Portugal, existem diversas opções de apoio para cada negócio. Neste artigo, mostramos-lhe um conjunto de medidas de apoio público ao empreendedorismo jovem:

 

IAPMEI

 

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação promove um conjunto de programas e iniciativas com vista no apoio a novos negócios. Os programas e incentivos são específicos para cada fase do desenvolvimento do negócio.

 

É uma iniciativa do Programa StartUP Portugal, criada com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. Destinado a jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, esta medida desenrola-se ao longo de 12 meses com a atribuição de uma bolsa mensal de 691,70 euros.

 

Trata-se de uma medida para projetos em desenvolvimento. O objetivo passa por conceder apoios a projetos de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo. Este apoio oferece um Incentivo Não Reembolsável (INR) 75% com limite de 7.500 euros.

 

StartUP Portugal

 

É uma estratégia do Governo que se destina a apoiar o empreendedorismo jovem e assegurar a longevidade das empresas já criadas, aumentando o seu impacto na criação de emprego e valor económico.

A StartUp Portgual foca-se em três eixos: ecossistema, financiamento e internacionalização. O principal objetivo é criar e apoiar o ecossistema à escala nacional, atrair investidores, melhorar e impulsionar o financiamento das Startups e acelerar o seu crescimento nos mercados externos.

Atualmente, a StartUP Portugal promove o Programa de Apoio à Criação do Próprio Emprego:

 

  • MICROINVEST: Oferece apoios para a criação do próprio emprego, até 20 mil euros;
  • INVEST+: Oferece apoios até 95% de 100 mil euros para negócios empreendidos por desempregados;
  • MEDIDA INVESTE JOVEM: Promove a criação de empresas por jovens desempregados. Oferece apoio financeiro ao investimento, à criação do próprio emprego e apoio técnico.

A StartUP Portugal foi responsável pela implementação de programas como o StartUP Visa e o StartUP Voucer, geridos pelo IAPMEI.

 

Empreende Já

 

Trata-se de um programa de apoio ao empreendedorismo jovem com o objetivo de promover o espírito empreendedor, a criatividade e a inovação.

 

Simultaneamente, este programa visa apoiar a capacitação dos jovens NEET (jovens que não estudam, não trabalham, não frequentam qualquer formação profissional e que não estão inscritos nos centros de emprego), oferecendo formação, com a finalidade de aumentar os seus níveis de empregabilidade.

 

Investe Jovem

Destina-se a jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30. Este programa, promovido pelo IEFP, tem como objetivo promover o empreendedorismo jovem, a criação de emprego e o crescimento económico.

 

Esta medida incentiva o empreendedorismo jovem através de vários apoios:

 

  • Apoio financeiro ao investimento;
  • Apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores;
  • Apoio técnico na área do empreendedorismo para o desenvolvimento, estruturação e consolidação do projeto.

Entre outros, o programa oferece um apoio financeiro até 75% do investimento total elegível e um apoio financeiro sob a forma de subsídio não reembolsável.

 

Empreender 2020

 

O Empreender 2020 é um projeto da Fundação AEP, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020. Com um investimento elegível de 8688.228,89 euros, financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este apoio tem como objetivo estimular a cultura empreendedora, criando as condições necessárias para o regresso de jovens que deixaram o país em busca de um futuro diferente.

 

A estratégia passa pelo apoio na criação de empresas inovadoras e competitivas, sustentadas numa rede de networking à escala internacional.

 

Instalação de Jovens Agricultores

 

Este é um apoio destinado a jovens com idade entre os 18 e os 40 anos com, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que estejam a realizar a primeira instalação como agricultores. O objetivo deste apoio, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Rural, é facilitar a implementação de novas iniciativas de jovens agricultores e promover a sua adequada formação e qualificação profissional.

 

O apoio é concedido sob a forma de subsídio não reembolsável, no valor de 40 mil euros por beneficiário.

 

Jasmin Software: o melhor parceiro para começar um negócio

 

O empreendedorismo jovem é uma jornada que implica ultrapassar inúmeros obstáculos e dificuldades. Manter o negócio controlado passa por uma gestão eficaz desde a sua implementação. Nesta fase incial, todas as ferramentas que ajudem a facilitar o percurso são bem-vindas. 

 

O Jasmin é o aliado perfeito para o ajudar nos processos administrativos e a controlar todas as operações. Trata-se de um software de faturação expert em gestão desenvolvido para empreendedores e PME.

 

Como auxílio ao desenvolvimento de novos negócios, este software de gestão cloud é grátis durante o primeiro ano ou até atingir os 30 mil euros de faturação.

 

A qualquer hora e em qualquer lugar, pode faturar, gerir compras e inventário, controlar a tesouraria e as contas correntes e monitorizar a evolução do negócio. Além de ser um software 100% cloud, é certificado pela AT. 

 

Conheça a versão grátis para quem está a começar e garanta uma gestão inteligente do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos