Gestão Pessoal

Employer Branding: conceito e importância no negócio

por Isabel Dias | 9 Agosto, 2023

Employer branding, diz-lhe alguma coisa? Se não, devia. Esta expressão da língua inglesa nasceu nos Estados Unidos nos anos 60 e popularizou-se décadas mais tarde, nos anos 80 e até há pouco tempo atrás era um conceito que apenas preocupava grandes empresas.

 

Hoje em dia, o employer branding ganha destaque de forma transversal em PMEs. Sabe porquê? Conheça o conceito e entenda qual a importância para o seu negócio.

 

Employer branding: o que é, como aplicar e quais as vantagens

 

O employer branding traduz um processo de construção de reputação que visa promover uma empresa ou organização como entidade empregadora de escolha dentro de um certo grupo-alvo. Ao contrário do branding, que é um conjunto de estratégias voltadas para fortalecer a marca (brand) junto dos vários stakeholders (consumidores, clientes, potenciais clientes, etc), o employer branding assume-se como técnicas e estratégias para fortalecer a entidade empregadora como marca junto de colaboradores e candidatos.

 

Por outras palavras, o employer brand é nada mais que a marca de uma empresa como empregadora. É, assim, uma ferramenta essencial para empresas que querem destacar-se e atrair talentos e os melhores candidatos.

 

Vantagens de criar employer branding

 

Porque é que o employer branding é tão importante? Bem, tal como é da maior importância criar uma marca que atraia consumidores e os converta em clientes – e que retenha os clientes atuais –, é da mesma importância transformar o seu negócio enquanto entidade empregadora num local com que os colaboradores se identificam, se revêm e onde gostam de trabalhar.

 

A vantagem mais direta de aplicar estratégias de employer branding na sua empresa é a retenção de talento através da satisfação dos seus colaboradores no local de trabalho que terá ação direta no seu compromisso para com a empresa. Mas não só: o employer branding, além de reter talento, é extremamente eficaz para atrair talento para uma empresa, reforçando a ação dos Recursos Humanos.

 

Uma empresa com um employer branding bem estruturado ganhará ainda popularidade e notoriedade no mundo empresarial, aumentando assim a força e a solidez da marca.

 

Mas as vantagens não se ficam por aqui. O ambiente geral na sua empresa só tem a beneficiar com esta estratégia e de duas formas: pela atitude positiva dos colaboradores e pelas qualidades dos profissionais que se tornam colaboradores. Além disso, a melhoria da comunicação entre colaboradores e entre os colaboradores e os gestores é outra das vantagens do reforço do employer branding.

 

Exemplos de estratégias de employer branding

 

Que ações e medidas fazem parte de uma estratégia de employer branding? De forma geral, são todas aquelas que contribuam para a satisfação dos seus colaboradores mas que também façam a sua empresa distinguir-se das demais, tais como:

 

  • Boa remuneração e múltiplos benefícios;

  • Maior flexibilidade no horário de trabalho – horário de trabalho de quatro dias é para si?;

  • Remuneração adequada às funções;

  • Oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional – como progressão na carreira;

  • Oferta de formação;

  • Atividades de teambuilding;

  • Envolvimento em causas ambientais e sociais;

  • Preocupação com a saúde, bem-estar e lazer dos seus colaboradores;

  • Ambiente organizacional saudável com liberdade criativa;

  • Comunicação fluida e honesta.

 

Precisa de exemplos concretos? Há muitos e bastante conhecidos.

 

Google:

 

A Google é munidalmente conhecida pelas suas instalações que fazem lembrar um campus universitário mas as estratégias de employer branding da Google vão mais além de mesas de ping-pong, playstations ou uma decoração cool. A Google disponibiliza aos seus colaboradores transporte gratuito, salas de descanso, férias generosas, viagens, ajudas de custo em formações ou aconselhamento legal, entre muitos mais benefícios.

 

Netflix:

 

A Netflix consegue distinguir-se como uma employer brand devido à confiança que depositou nos seus colaboradores. Sob o lema “liberdade e responsabilidade” a Netflix oferece baixa por paternidade ou maternidade e férias ilimitadas, assistência médica ou refeições com a única condição de que os que lá trabalham assumam a responsabilidade de cumprir com o seu trabalho. O resultado? Os colaboradores da Netflix são dos principais embaixadores da marca – especialmente nas redes sociais.

 

Starbucks:

 

A famosa cadeia americana destaca-se pela positiva entre os clientes e consumidores pelas políticas sustentáveis adotadas, entre outras, mas também entre os empregadores pelas oportunidades de formação que oferece aos seus colaboradores. A Starbucks, nos EUA, oferece licenciaturas gratuitas aos seus colaboradores via e-learning, numa parceria com a Universidade de Arizona.

 

Mas não precisamos de ir ao outro lado do Atlântico! Aqui no nosso país há muito bons exemplos de employer branding a seguir. É o caso da Prozis ou BLIP.

 

Cegid Jasmin: gestão impecável, marca reforçada

 

E como é que o Jasmin pode ajudar nas estratégias de Employer Branding no seu negócio? É simples: o Cegid Jasmin, software cloud expert em gestão, ajuda-o – a si, enquanto gestor – a gerir de forma impecável a sua empresa, permitindo um fluxo de trabalho mais fluido. Permite-lhe trabalhar onde e quando quiser, com total liberdade, já que é cloud e liberta-lhe tempo de tarefas tediosas e repetitivas.

 

Então e os seus colaboradores? A proposta do Jasmin é um fluxo de trabalho organizado e transparente, liberdade e flexibilidade no trabalho remoto, resposta à fiscalidade portuguesa e agilidade nos processos do dia-a-dia, entre outros. Difícil de acreditar?

 

Mas o melhor, mesmo, é aderir ao Jasmin Express! Um software 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa. Pronto para ver pelos seus próprios olhos?

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