O Jasmin é certificado pela Autoridade Tributária?

Sim. O Jasmin é um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária (número de certificado 2616) e, por isso, cumpre com todas as obrigações e requisitos legais atualmente em vigor.

 

Para saber mais detalhes sobre a certificação de software e a sua obrigatoriedade, sugerimos a consulta do artigo explicativo ou da tabela oficial da Autoridade Tributária.

Posso emitir uma guia de transporte de ativos próprios (GMA)?

Sim. No Jasmin pode emitir uma guia de transporte para o envio de artigos sem que estes sejam faturados. Tal aplica-se, por exemplo, quando pretende enviar os seus artigos para serem embalados, rotulados ou confecionados por uma empresa subcontratada. 

Para criar este tipo de documento, aceda a Inventário | Expedição | Documentos de Transporte e no campo Tipo de Transporte escolha a opção GMA

Como consultar os Mapas de Lançamentos de Impostos e de Retenções?

O mapa de Lançamentos de Impostos permite consultar as taxas de IVA ou isenções aplicadas aos documentos gerados. Já o mapa de Lançamento de Retenções permite analisar os valores retidos e a percentagem de imposto aplicável.

Deste modo, é possível controlar os valores retidos e os que deverão ser entregues à AT. 

 

Estes mapas encontram-se disponíveis em Impostos | Explorar | Lançamentos de Imposto/Lançamentos de Retenções.

 

 

Quando devo comunicar um Documento de Transporte à AT via telefone?

Comunicar um documento de transporte à AT via telefone deverá ser realizada antes do início do transporte e pode ser efetuada:

  • Nos casos de emissão manual, em papel impresso em tipografias autorizadas, dos documentos de transporte;
  • Nos casos de inoperacionalidade do sistema de comunicação do agente económico desde que devidamente comprovada pelo respetivo operador de telecomunicações. 

 

Em qualquer dos casos em que esteja consentida a comunicação prévia por serviço telefónico, o agente económico tem a obrigação de, no Portal das Finanças e até ao 5º dia útil seguinte ao do início do transporte, completar a informação sobre o documento de transporte.

Como obtenho o código para comunicação telefónica do Documento de Transporte à AT?

Para obter o código para comunicação telefónica do Documento de Transporte à AT deve:

  • Aceder ao Portal das Finanças;
  • Proceder à autenticação no portal, isto é, inserir o seu username e password.
  • Selecionar a opção obter acesso telefónico disponibilizada na primeira página do lado direito do Portal.

Nota: O código é criado por si e confirmado de imediato. Para alterá-lo, utilize a opção Alterar senha.