Tecnologia

Blockchain: guia passo a passo para iniciantes

por Isabel Dias | 22 Maio, 2019

Blockchain é uma palavra que provavelmente já ouviu muito e há boas razões para isso. A tecnologia Blockchain é um sistema revolucionário e bastante complexo que, apesar de não ser propriamente novo, ainda está muito inexplorado.

 

De qualquer forma é inegável que a tecnologia Blockchain é parte da transformação digital dos negócios, e que é uma inovação responsável, também, pela indústria 4.0. Mas, exatamente, o que é esta tecnologia?

 

Blockchain: o que é, como funciona e para que serve, afinal?

 

Blockchain significa literalmente cadeia de blocos, e é mesmo isso: uma cadeia de blocos de informação digital, que forma uma base de dados. A grande diferença deste tipo de base de dados para uma tradicional é que a blockchain é descentralizada, distribuída, transparente e incorruptível.

 

Mas como assim? Vamos a específicos.

 

O que significa ser descentralizada?

 

A tecnologia Blockchain é descentralizada, o que significa que não precisa de um intermediário para mediar as interações entre os utilizadores (nodes). São exemplos de intermediários a Amazon, um intermediário entre um vendedor e um comprador; a Uber, entre um passageiro e um condutor; ou um banco, que media as transações entre duas contas. Os intermediários costumam cobrar pelos seus serviços, seja uma parte da transação ou uma taxa de serviço – e num sistema descentralizado, isto não acontece.

 

E distribuída?

 

Por outro lado, também é distribuída, o que significa que a informação (a base de dados, neste caso) não está armazenada numa só localização ou servidor. Pelo contrário: cada utilizador da rede tem uma cópia da base de dados no seu computador. Este “pequeno” detalhe faz com que as blockchains sejam muito menos suscetíveis a ataques (de hackers, por exemplo), já que para conseguir atacar a base de dados com sucesso, seria necessário atacar todo e cada um dos utilizadores e criar as mesmas alterações nas cópias que cada um tem dela.

 

Então e transparente?

 

Diz-se que a blockchain é transparente porque é pública para os seus utilizadores. Ou seja, todos os utilizadores de uma mesma rede conseguem ver que interações ocorreram – mas, e este ponto é importantíssimo, não conseguem ver entre quem ocorreram. A identidade dos nodes é confidencial.

 

Para ilustrar, imagine-se uma interação entre dois encapuçados a acontecer dentro de uma sala de vidro: é possível ver a interação mas não é possível saber a verdadeira identidade dos intervenientes. Esta situação traz simultaneamente segurança à interação e privacidade para os que nela participam.

 

E, assim, que quer dizer incorruptível?

 

Por último, como e porque é que a blockchain é incorruptível? De facto, a blockchain protege-se graças à sua própria arquitectura. Cada bloco contém essencialmente três coisas: informação, uma hash própria – que é criada conforme o tipo de informação que o bloco contém -, e a hash do bloco anterior. Uma hash é um código único, um número de identificação irrepetível que identifica determinado bloco. Diz-se que os blocos estão criptografados.

 

Pense-se nos blocos da blockchain como peças de um puzzle. Ao alterar-se a informação contida num bloco, a sua hash altera-se, neste caso, a forma da peça do puzzle muda, e esta passa a não encaixar na anterior nem na seguinte. O que isto faz na prática é invalidar a cadeia toda. Mas significa isto que a base de dados fica corrompida e inutilizável, e que a informação é perdida? Não! Como já vimos anteriormente, não existe apenas uma cópia desta base de dados – existem tantas quantos utilizadores da blockchain em questão.

 

Mas quem atesta a validade e confiabilidade da blockchain?

 

A resposta é simples: os utilizadores da rede. Todos os utilizadores da rede são iguais, mas nem todos têm a mesma função: uns estão na rede para utilizá-la, e outros estão na rede para criá-la bloco a bloco – os miners. Para criar um bloco com informação é necessário resolver um problema matemático bastante complexo e os miners que o fazem, e assim criam o novo bloco, ganham alguma coisa com isso.

 

Mas, antes de um bloco ser adicionado à cadeia, é necessário que seja validado. Por quem? Pelos muitos, muitos utilizadores da rede. Se os utilizadores confirmarem este bloco, ele é adicionado à cadeia. Isto explica porque é que é muito difícil adicionar informação falsa à cadeia – esta tem de ser validada pelos que usam a rede (para muitíssimo variados fins) e que, portanto, querem que ela funcione corretamente.

 

Podemos encontrar uma analogia do dia-a-dia para este sistema de validação: se alguma coisa acontecer em privado, é difícil provar a sua validade, ao invés de que se houver várias testemunhas, é tão mais fácil prová-la quanto mais forem estas testemunhas.

 

Na prática, para que se pode utilizar a tecnologia Blockchain?

 

As aplicações da blockchain são, em teoria, infinitas mas há algumas bem conhecidas como as criptomoedas e em especial a Bitcoin. A Bitcoin foi o fenómeno que lançou a blockchain para a ribalta, em 2009, mas é na realidade apenas uma aplicação desta tecnologia. Ou seja, a blockchain é a infraestrutura das criptomoedas. Passe-se o exemplo: se a criptomoeda for o carro, a blockchain é a estrada onde ele se move.

 

No entanto, a blockchain não tem apenas aplicação nas criptomoedas ou nas fintech. Pode usar-se esta fantástica tecnologia para assinar contratos (os smart contracts), para votar em eleições, para guardar registos médicos e bancários, ou até para situações mais mundanas, como manter um registo da origem dos alimentos.

 

Com recurso ao sistema blockchain, seria praticamente impossível falsear a procedência dos alimentos ou esconder se uma marca de cosmética recorre a testes em animais. Da mesma forma, no mercado de jóias seria possível rastrear as pedras preciosas desde a sua origem até à sua compra, e assim evitar comprar um “diamante de sangue”.

 

Em suma, a blockchain é muito mais do que uma base de dados segura. É um sistema de armazenamento de informação completamente fora do sistema tradicional no qual todos os utilizadores estão em posições equitativas. O facto de ter muitos “olhos” postos nela faz com que a informação na blockchain seja muito difícil de falsear, e ao ser transparente e descentralizada dá aos utilizadores um maior controlo dos seus dados.

 

Jasmin Software: segurança, confiança e controlo do negócio

 

Uma das razões pelas quais a tecnologia Blockchain tem vindo a conquistar o mundo digital, é porque oferece aos seus utilizadores mais segurança, mais confiança e mais controlo sobre os seus dados e interações digitais. Por isso mesmo o Jasmin, software expert em gestão, foi criado a pensar no empresário atual, que precisa de liberdade, de segurança e de espaço para ter o controlo do seu negócio.

 

Este software é bem mais do que um software de faturação. O Jasmin é um software totalmente cloud que lhe permite trabalhar a partir de onde quiser, quando quiser. Da mesma forma, a tecnologia cloud mantém os seus dados e do seu negócio perfeitamente seguros, replicados e acessíveis.

 

Além disso, o Jasmin dispõe de Inteligência Artificial e poder preditivo para ajudá-lo a tomar decisões (baseadas em dados) para o sucesso do seu negócio. Não acredita? Conheça os Jasmin Business Insights: a IA ao serviço das PME.

 

Está na hora de experimentar o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que precisa para conduzir o negócio ao sucesso.

Mais artigos