Negócios

Turismo Rural: como ultrapassar obstáculos e melhorar resultados?

por Mariana Gomes | 9 Abril, 2020

Estavamos em 2011 quando as medidas de austeridade introduzidas travaram o crescimento económico em Portugal. Mas três anos depois, o país viu a economia a recuperar passo a passo. E o setor turitico, desde o turismo rural ao turismo cultural,  sofreu o "boom" que impulsinou a garantia do seu próprio futuro e o futuro do país como um todo. 

 

Portugal deixou de ser um tema frequente de headlines lamentáveis na imprensa financeira e passou a ser um destino turístico de eleição, com número recorde de dormidas, visitantes e receitas. Hoje, é o maior setor da economia. Em 2019, o país recebeu quase 27 milhões de hóspedes. E o Turismo Rural é um dos negócios que tem levado os empreendedores a investir em projetos diferenciadores.

 

Esta diferenciação é a chave para competir num mercado com cada vez mais oferta. Contudo, comum a todas as áreas hoteleiras, existem obstáculos e desafios que todos os gestores têm de enfrentar. Em Portugal, o desafio frequente é responder à pouca procura na época baixa. Mas atualmente, a grande adversidade é outra: o surto de COVID-19 que parou o mundo e afetou, essencialmente, o setor do turismo.

 

E num setor que sofre oscilações resultantes de períodos menos concorridos, é importante saber o que pode fazer para manter os melhores resultados!

 

 

Turismo Rural: o crescimento desta tendência turística

 

O turismo rural surge como uma alternativa ao turismo de massas. Destinado a captar segmentos específicos da procura turística, o Turismo Rural é uma forma de atividade que oferece benefícios sociais e económicos à sociedade.

 

Quais são os benefícios do Turismo Rural?

 

  • Criação postos de trabalho: o turismo em áreas rurais cria emprego para moradores de zonas remotas;
  • Valorização dos produtos e serviços locais;
  • É um incentivo à conservação dos recursos naturais;
  • Impulsiona a preservação de tradições e costumes: artesanato, festas tradicionais, arquitetura ou outras práticas culturais;
  • Permite a partilha de culturas;

 

Apesar de todos os benefícios que resultam do Turismo Rural, além da exponencial procura, a preocupação com a sazonalidade e outras adversidades comuns a todas as épocas do ano persiste.

 

Por isso, mais do que nunca, é importante garantir a sustentabilidade do negócio!

 

Turismo Rural: desafiar os obstáculos e melhorar resultados

 

O turismo é conhecido como uma das indústrias de crescimento mais rápido do mundo, mas não fica imune às adversidades comuns dos negócios. Portanto, de forma a controlar e minimizar os impactos negativos, é necessário encontrar estratégias e ações que otimizem os serviços deste setor, garantam o sucesso do negócio e o diferenciem da concorrência.

 

Ofereça serviços extra e especiais

 

Acrescente valor com ofertas especiais. Disponibilize aos seus hóspedes serviços que a concorrência não oferece. Criar pacotes para ocasiões especiais, que podem incluir estadias ou ofertas em restaurante, de modo a incentivar estadias mais longas, pode ser uma excelente opção.

 

São os serviços diferenciadores que levam o cliente a fazer a reserva. Ofereça o pequeno-almoço, um cabaz com produtos locais, transfers grátis ou descontos para próximas estadias fora da época alta.

 

Mantenha sempre o seu hotel atualizado, atendendo às novidades do mercado, e acrescente valor ao seu serviço.

 

Ofereça descontos

 

No seguimento de ofertas especiais, oferecer descontos aos clientes é uma ótima estratégia para aumentar a ocupação. Promover descontos, nomeadamente em estadias prolongadas, é uma forma de ter preços competitivos.

 

De nada adianta promover estratégias se os preços que pratica estão muito acima da concorrência. Nesta perspetiva, é essencial ter um bom plano financeiro estruturado para que consiga margem para criar descontos em época baixa sem sair prejudicado.

 

Convide influenciadores e bloggers

 

É evidente que, atualmente, os influenciadores digitais têm o poder de moldar a opinião pública. Apostar nestas personalidades, escolhidas de acordo com o público que quer atingir, é a melhor forma de ganhar exposição.

 

Por isso, ofereça estadias a influenciadores digitais e veja o número de reservas a aumentar!

 

Reveja os preços nas épocas menos concorridas

 

Esta é uma medida que, provavelmente, já é aplicada. Mas é também uma das mais importantes. Implemente preços de acordo com a época do ano. As quebras de procuram exigem baixa de preços.

 

Combine o preço do quarto com outros fatores que podem influenciar a oscilação de preço, como o número de hóspedes ou os requisitos complementares, como a inclusão de pequeno-almoço ou refeições.

 

Invista no marketing digital

 

Promover a sua empresa com recurso a estratégias de Marketing Digital é o primeiro passo para o sucesso em qualquer época do ano.

 

Por isso, invista em campanhas digitais e em conteúdos que acrescentem valor. E não se esqueça das redes sociais!

 

Crie e atinja a sua base de clientes ideais

 

Conquistar novos clientes e aumentar as vendas é o objetivo de qualquer gestor de negócio. Ter definido o perfil do cliente ideal é o primeiro passo para alcançar essa meta. Este perfil representa o cliente com os comportamentos mais comuns do seu cliente ideal – o cliente que apresenta uma maior probabilidade de encontrar valor no seu produto.

 

Para isso, invista em estratégias e aposte numa abordagem que ofereça maiores oportunidades de atrair clientes. Aproveite a época baixa para pensar em ações direcionadas a um target específico.

 

Prepare-se para situações adversas e inesperadas

 

A época baixa é um período crítico para os gestores de negócios de Turismo Rural, mas condicionantes como o recente surto de COVID-19, que afetou drasticamente este setor, devem ser considerados.

 

Esta pandemia chegou sem aviso e os negócios não estavam preparados para o seu impacto. Mas nem tudo é mau. Como resposta a esta pandemia, o Turismo de Portugal lançou um conjunto de medidas para minimizar o impacto da redução da procura na atividade turística. Esse apoio inclui uma linha de apoio financeiro de 60 milhões de euros para microempresas.  

 

É disponibilizada, também, uma equipa de apoio técnico às empresas e o reembolso de apoios financeiros concedidos pelo Turismo de Portugal foi suspenso.

 

Aposte em ferramentas de gestão para o seu negócio

 

Gerir um negócio no setor do turismo não é simples. Especialmente quando o mercado é inconstante, dependendo as épocas do ano. Recorrer às ferramentas ideais para responder a esta carência é fundamental para manter o negócio saudável.

 

E o Jasmin é um software de gestão cloud que lhe garante o controlo total do negócio. Com esta solução é possível acompanhar os resultados em tempo real e poupar tempo nos processos administrativos do seu negócio, garantindo maior flexibilidade no controlo de todas as operações.

 

Cada vez mais, os gestores apostam na mobilidade. E nada melhor do que poder contar com um parceiro de negócio que lhe garante a flexibilidade que precisa.

 

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