Como proceder quando na emissão do ficheiro SAF-T é apresentada a mensagem “Não foram encontrados documentos para declarar”?

Primeiramente, deve verificar se existem documentos emitidos em Vendas | Faturas e em Vendas | Notas de Crédito ou Débito com as datas correspondentes ao período para o qual pretende emitir o ficheiro SAF-T.

 

Para simplificar a verificação defina através dos filtros a Data Inicial e Data Final pretendidas e clique em Aplicar.  Se não forem apresentados resultados para essas datas, não tem documentos a declarar.

 

Se existirem documentos emitidos nas datas pretendidas deve verificar em Impostos | Ficheiro SAF-T se já existe algum ficheiro SAF-T criado com a mesma data inicial e/ou final que pretende comunicar.

 

Podem ocorrer os seguintes cenários:

 

Cenário 1:

Caso exista um ficheiro SAF-T com datas coincidentes, deve eliminar aquele que não pretende comunicar (apenas se o mesmo ainda não foi comunicado à AT) e criar um novo com as datas pretendidas.

 

Cenário 2:

Caso não exista nenhum ficheiro SAF-T com datas coincidentes, selecione o documento que pretende comunicar em Vendas | Configuração | Tipos de Fatura ou Notas de Créd./Déb. e verifique se na coluna “Tipo de Comunicação” a série correspondente possui a comunicação SAF-T ativa.

Se estiver Sem comunicação clique em Editar e selecione o tipo de comunicação SAF-T. Se esta estiver configurada como Manual ou Web Service, e já tenha emitido documentos com essa série, não será possível alterar o tipo de comunicação.

Nota: Caso pretenda emitir novos documentos com comunicação SAF-T, terá de criar uma nova série e associá-la aos diferentes documentos. Consulte o artigo para saber mais. 

Posso imprimir faturas com notas de rodapé específicas a cada uma das minhas empresas?

Sim. Se possuir mais de uma empresa, as configurações efetuadas ao modelo de impressão serão aplicadas a todas empresas. Consulte o artigo para saber mais.

 

Para definir notas de rodapé específicas a cada uma das suas empresas aceda a Vendas ou Compras | Configuração | Tipos de Fatura. Crie ou selecione o tipo de documento que pretende para dada empresa. No editor pode definir uma Nota de Impressão que aparecerá em todas as faturas da empresa desse tipo.

O que são os Jasmin Insights?

Os Jasmin Insights são pequenos statements de negócio, tipo Business Advices (nesta fase maioritariamente sobre Vendas).

Através da interpretação dos dados de negócio como, por exemplo, análise do histórico e comparação como os objetivos, o Jasmin produz informação – Insights – para consciencializar o utilizador sobre a evolução do seu negócio e orientá-lo na tomada de decisão. Os Jasmin Insights são apresentados ao utilizador no Dashboard sempre que o sistema considerar relevante.

É possível imprimir em duplicado ou triplicado?

Sim, é possível. Para cada tipo de documento, o número de cópias a imprimir está associado à Série do respetivo documento e pode ser alterado.

 

Por exemplo, para imprimir faturas em duplicado deve aceder a Vendas | Configuração | Tipos de Fatura, escolher o tipo de fatura e Editar. Depois, na grelha das Séries, é necessário alterar o número de Cópias para 2. Deste modo, este tipo de documento será sempre imprimido em duplicado.

 

Consulte o artigo para saber mais informações acerca da criação de novas séries.