Sim. Apenas é necessário preencher o endereço de email do cliente e/ou fornecedor na ficha de entidade correspondente.
Categoria (faqs): Geral
Como enviar um documento para vários emails pertencentes à mesma empresa?
Para enviar um documento para vários emails pertencentes à mesma empresa, siga os seguintes passos:
- Aceda à ficha do cliente;
- Na área Contactos Adicionais insira o novo contacto. Deve ter em atenção ao tipo de contacto – 01 ou 02 − que vai utilizar. Se pretender adicionar/juntar esse contacto ao contacto principal, deve escolher o tipo 01 de sistema;
- Aceda a Vendas | Configuração | Tipos de Fatura e edite o tipo de documento que pretende enviar, por exemplo FA;
- Na área Notificação, no campo Tipo de Contacto selecione o mesmo tipo de contacto que definiu no passo 2;
- Clique em Guardar.
Quando o email principal é um email geral da empresa, como enviar as faturas apenas para o email do diretor financeiro da empresa?
Nesta situação terá de adicionar o contacto do diretor financeiro e categorizá-lo com um tipo diferente do 01.
Por exemplo, categorizar o email do diretor financeiro com o tipo 02. Depois, apenas terá que aceder às configurações do tipo de fatura e indicar ao sistema para enviar os emails para os contactos do tipo escolhido no passo anterior.
Posso personalizar o envio de documentos por email (colocar informações sobre campanhas e/ou descontos ou enviar uma mensagem de boas festas)?
Sim. Para tal, siga os seguintes passos:
- Configure um modelo de email em Configuração | Sistema | Modelos de Email;
- Atribua um Código, Assunto e Mensagem e selecione a Cultura;
Nota: A generalidade dos servidores de email aceita mensagens de conteúdo em HTML, por isso é aconselhável que escolha esse tipo de mensagem; - Crie uma notificação em Configuração | Sistema | Notificação, atribuindo um código para a mesma e indicando o modelo de email criado no passo anterior;
- Por fim, aceda ao tipo de documento e indique a notificação anteriormente criada.
Nota: Os documentos abrangidos por esta funcionalidade devem ser do tipo Fatura, Recibos, Notas de Crédito ou Nota de Débito.
Para saber mais sobre personalizar o envio de documentos por email o consulte o artigo.
Nas mensagens de email personalizadas, é necessário acrescentar informação de contexto relativa ao documento que estou a emitir?
Sim. Quando está a criar um template de email, isto é, a personalizar o modelo de email que vai ser enviado (por predefinição, para uma determinada cultura / cliente/fornecedor) pode acrescentar tags.
Estas etiquetas serão substituídas pelos dados correspondentes do destinatário no momento em que está a escrever o email. Pode utilizar as seguintes etiquetas:
- %%CompanyName%% – Nome da empresa;
- %%PartyName%% – Nome da entidade comercial (não se aplica a documentos financeiros);
- %%AccountingPartyName%% – Nome da entidade de faturação;
- %%DocumentDate%% – Data do documento;
- %%Document%% – Identificação do documento como, por exemplo, FA.2016.1;
- %%DocumentTitle%% – Nome da entidade do documento como, por exemplo, encomenda/fatura;
- %%DocumentTypeDescription%% – Descrição do tipo de documento;
- %%Reference%% – Referência do documento;
- %%Amount%% – Valor do documento;
- %%Currency%% – Moeda do documento;
- %%CurrencySymbol%% – Símbolo da moeda do documento;
- %%CurrencySymbol%% – Símbolo da moeda do documento;
- %%Remarks%% – Observações do documento;
- %%User.Name%% – Nome do utilizador do Jasmin;
- %%User.Email%% – Email do utilizador do Jasmin;
- %%Product.Name%% – Nome do produto;
- %%Organization.Name%% – Nome da organização;
- %%Date.Now%% – Data/Hora atual;
- %%Date.Year%% – Ano atual;
- %%Date.Month%% – Mês atual;
- %%Date.Day%% – Dia atual;
- %%Date.DayOfWeek%% – Dia da semana atual.
Como personalizar mensagens de email mediante o país e/ou idioma?
Para personalizar mensagens de email deve:
- Criar um template (modelo) de email para cada língua, selecionando o idioma pretendido no campo Cultura;
- Editar a notificação que está associada ao(s) tipo(s) de documento(s) e adicionar os novos modelos de email;
Nota: Por predefinição, o modelo é usado quando o sistema não encontra o modelo para a cultura que procura; - Validar a cultura do cliente na ficha principal da entidade. A cultura é sugerida quando indica o País.
Ao enviar o email, o sistema procura o modelo cuja cultura é igual à cultura preenchida na ficha da entidade. Caso não encontre, usará o modelo predefinido.