Como enviar um documento para vários emails pertencentes à mesma empresa?

Para enviar um documento para vários emails pertencentes à mesma empresa, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à ficha do cliente;
  2. Na área Contactos Adicionais insira o novo contacto. Deve ter em atenção ao tipo de contacto – 01 ou 02 − que vai utilizar. Se pretender adicionar/juntar esse contacto ao contacto principal, deve escolher o tipo 01 de sistema;
  3. Aceda a Vendas | Configuração | Tipos de Fatura e edite o tipo de documento que pretende enviar, por exemplo FA;
  4. Na área Notificação, no campo Tipo de Contacto selecione o mesmo tipo de contacto que definiu no passo 2;
  5. Clique em Guardar.

Posso personalizar o envio de documentos por email (colocar informações sobre campanhas e/ou descontos ou enviar uma mensagem de boas festas)?

Sim. Para tal, siga os seguintes passos:

  1. Configure um modelo de email em Configuração | Sistema | Modelos de Email;
  2. Atribua um Código, Assunto e Mensagem e selecione a Cultura;
    Nota
    : A generalidade dos servidores de email aceita mensagens de conteúdo em HTML, por isso é aconselhável que escolha esse tipo de mensagem;
  3. Crie uma notificação em Configuração | Sistema | Notificação, atribuindo um código para a mesma e indicando o modelo de email criado no passo anterior;
  4. Por fim, aceda ao tipo de documento e indique a notificação anteriormente criada.
    Nota: Os documentos abrangidos por esta funcionalidade devem ser do tipo Fatura, Recibos, Notas de Crédito ou Nota de Débito.

Para saber mais sobre personalizar o envio de documentos por email o consulte o artigo.

Nas mensagens de email personalizadas, é necessário acrescentar informação de contexto relativa ao documento que estou a emitir?

Sim. Quando está a criar um template de email, isto é, a personalizar o modelo de email que vai ser enviado (por predefinição, para uma determinada cultura / cliente/fornecedor) pode acrescentar tags.

Estas etiquetas serão substituídas pelos dados correspondentes do destinatário no momento em que está a escrever o email. Pode utilizar as seguintes etiquetas:

  • %%CompanyName%% – Nome da empresa;
  • %%PartyName%% – Nome da entidade comercial (não se aplica a documentos financeiros);
  • %%AccountingPartyName%% – Nome da entidade de faturação;
  • %%DocumentDate%% – Data do documento;
  • %%Document%% – Identificação do documento como, por exemplo, FA.2016.1;
  • %%DocumentTitle%% – Nome da entidade do documento como, por exemplo, encomenda/fatura;
  • %%DocumentTypeDescription%% – Descrição do tipo de documento;
  • %%Reference%% – Referência do documento;
  • %%Amount%% – Valor do documento;
  • %%Currency%% – Moeda do documento;
  • %%CurrencySymbol%% – Símbolo da moeda do documento;
  • %%CurrencySymbol%% – Símbolo da moeda do documento;
  • %%Remarks%% – Observações do documento;
  • %%User.Name%% – Nome do utilizador do Jasmin;
  • %%User.Email%% – Email do utilizador do Jasmin;
  • %%Product.Name%% – Nome do produto;
  • %%Organization.Name%% – Nome da organização;
  • %%Date.Now%% – Data/Hora atual;
  • %%Date.Year%% – Ano atual;
  • %%Date.Month%% – Mês atual;
  • %%Date.Day%% – Dia atual;
  • %%Date.DayOfWeek%% – Dia da semana atual.

Como personalizar mensagens de email mediante o país e/ou idioma?

Para personalizar mensagens de email deve:

  • Criar um template (modelo) de email para cada língua, selecionando o idioma pretendido no campo Cultura
  • Editar a notificação que está associada ao(s) tipo(s) de documento(s) e adicionar os novos modelos de email;
    Nota: Por predefinição, o modelo é usado quando o sistema não encontra o modelo para a cultura que procura;
  • Validar a cultura do cliente na ficha principal da entidade. A cultura é sugerida quando indica o País.

Ao enviar o email, o sistema procura o modelo cuja cultura é igual à cultura preenchida na ficha da entidade. Caso não encontre, usará o modelo predefinido.