Como criar um orçamento?

Jasmin Software - 22 Maio, 2019 - 3 minutos

Quando gere um negócio é importante saber as fontes de receita e de despesa, assim como analisar os investimentos da sua empresa.

 

Através de um orçamento, pode conhecer ao detalhe os proveitos e custos fixos e variáveis do seu negócio, prever futuras despesas e também definir estratégias de investimento.

 

Ao criar um orçamento, deve indicar na demonstração de resultados todos os rendimentos, receitas e possíveis gastos. Com estes dados, os resultados líquidos e os gastos brutos da sua empresa são automaticamente gerados, fornecendo desta forma a informação necessária para acompanhar a saúde financeira do seu negócio.

 

No Jasmin apenas é possível criar o orçamento a partir do dashboard, assim como consultar a visão global da organização. Além destas funcionalidades, criar um orçamento também permite que no dashboard os gráficos e previsões reflitam corretamente o estado do seu negócio.

 

 

Para criar um orçamento, siga os seguintes passos:

  1. No dashboard do Jasmin selecione Criar Orçamento;
  2. Clique em Criar;
  3. Indique o período ao qual se refere o orçamento no campo Intervalo de Datas;
    Nota
    : Pode criar um orçamento para o ano em curso ou para o ano seguinte. Ao selecionar Ano Corrente ou Próximo Ano, o Jasmin atualiza automaticamente as respetivas datas iniciais e finais;
  4. No campo Ver Colunas selecione se pretende visualizar o orçamento por Apenas Total ou por Meses;
  5. No campo Comparar com selecione se pretende comparar por Orçamento ou por Período Homólogo;
  6. Pode optar por Mostrar Todas as Rubricas ou Mostrar apenas as editáveis para visualizar rubricas do orçamento;
  7. Selecione Aplicar.

 

Na mesma janela, deve preencher diretamente o orçamento na tabela de Demonstração de Resultados.

 

Para preencher a tabela de Demonstração de Resultados, siga os seguintes passos:

  1. No campo Rendimentos, indique o valor dos rendimentos que estima atingir em Prestações de Serviços;
  2. Caso preveja atingir outros rendimentos, indique-os no campo Outros Rendimentos;
  3. No campo Rendimentos Brutos indique o valor que tenciona gastar em Gastos com Mercadorias;
  4. Se pretender o valor que estima gastar em Gastos Gerais;
    Nota: Ao registar as despesas, estas transitam para o campo Gastos Gerais se devidamente classificadas;
  5. No campo Gastos com Pessoal pode indicar uma previsão do valor gasto anualmente em remunerações;
  6. No campo Outros Gastos indique o valor gasto em Amortizações e Impostos;
  7. Por fim, selecione Guardar.

 

Após guardar o orçamento, deve ter em atenção que:

  • Os Gastos Brutos e Lucros Líquidos são atualizados automaticamente no orçamento;
  • Pode editar o orçamento a qualquer momento, selecionando a opção Editar;
  • Depois de criar o orçamento, esta opção deixa de estar disponível no dashboard, já que será apresentado os Indicadores de Desempenho (KPI) que permitem comparar a evolução real da empresa com o que foi orçamentado.  
  • Este artigo foi útil?
  • sim     não