Fiscalidade e Contabilidade

Conheça a diferença entre fatura e fatura/recibo

por Isabel Dias | 18 Outubro, 2017

Quer saber qual a diferença entre fatura e fatura/recibo? Nós ajudamos.

 

A emissão de faturas é obrigatória sempre que existe uma transação comercial. Como tal, na hora de escolher os documentos comprovativos dessa transação, deverá ter em conta a obrigatoriedade da existência de um documento comprovativo da movimentação bancária. É daqui que surge a principal diferença entre fatura e fatura/recibo.

 

 

Diferença entre fatura e fatura/recibo

 

Existem diferentes tipos de faturas, cada uma com um propósito único, como é o caso da fatura e da fatura/recibo.

 

O que é uma fatura?

 

Uma fatura é que um documento contabilístico que representa uma troca entre duas partes, servindo de comprovativo dos direitos do comprador e das obrigações do vendedor. Este documento não comprova a realização de um pagamento ao transmitente da fatura.

 

O que é uma fatura/recibo?

 

Por sua vez, a fatura/recibo é um documento final que é entregue após a movimentação bancária e que comprova o pagamento do serviço ou produto comercializado. Este tipo de fatura é indicado para serviços que são pagos na hora evitando assim a emissão de dois documentos separados, numa primeira fase a fatura, e numa segunda, após realização do pagamento, o recibo.

 

 

Emitir faturas/recibo no Jasmin

 

Alguns clientes fazem questão de, para além de guardarem a fatura referente à compra, guardarem também o recibo como comprovativo de pagamento. E é aqui que reside a principal vantagem da fatura/recibo, que permite passar de forma conjunta e num só documento uma fatura e um recibo.

 

Quando não necessitar emitir uma fatura e depois um recibo, o Jasmin permite-lhe emitir uma fatura/recibo.

 

Basta aceder a “vendas”, “faturas” e clicar em “criar”. De seguida deve selecionar qual o tipo de documento que pretende criar, identificar o cliente, introduzir as linhas de artigos e guardar. Fácil, não?

 

Para além da simplicidade, o software Jasmin garante a validade fiscal do documento e a sua conexão ao portal da Autoridade Tributária previne a duplicação de trabalho.

 

Caso nunca tenha criado uma fatura/recibo no software Jasmin, veja como o pode fazer.

 

Veja ainda como o Jasmin o ajuda a otimizar os seus processos de faturação de forma gratuita e certificada! Experimente já.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos