Tipos de Comunicação

Jasmin Software - 10 Julho, 2019 - 3 minutos

De acordo com a legislação em vigor, as empresas são obrigadas a comunicar a sua faturação e a circulação de mercadorias à Autoridade Tributária (AT). Para cumprir as suas obrigações fiscais, o Jasmin possibilita a comunicação dos documentos financeiros, de conferência e de transporte à AT através de três métodos: SAF-T, Web Service e de forma manual. 

 

De salientar que todos os documentos podem ser comunicados via Web Service, excetuando os recibos

 

Documentos Financeiros

As empresas que efetuem transações comerciais são obrigadas a comunicar mensalmente os documentos financeiros (Faturas, Faturas Simplificadas, Faturas-Recibo, Notas de Crédito e Notas de Débito) à AT (ver infografia).

 

No Jasmin pode comunicar os seus documentos financeiros através do SAF-T. Este ficheiro reúne toda a informação fiscal e contabilística da sua empresa durante um determinando período de tempo. Além desta opção, pode também processar e enviar diretamente as suas informações financeiras à AT via WebService.

Conheça em pormenor este tipo de comunicação nos seguintes artigos de apoio:

 

Documentos de Conferência

Os documentos de conferência (encomendas e orçamentos) são a base do processo de logística e, normalmente, dão origem a eventuais processos de faturação. Nesse sentido, as empresas são obrigadas a comunicar mensalmente estes documentos à AT (ver infografia).

 

Através do Jasmin pode comunicar os seus documentos de conferência via Web Service, que permite simultaneamente processar e comunicar os documentos à AT. Pode também comunicá-los através do ficheiro SAF-T, com a restante informação fiscal e contabilística da sua empresa.

 

Conheça em pormenor este tipo de comunicação nos seguintes artigos de apoio:

 

Documentos de Transporte

Os documentos de transporte devem acompanhar a circulação de mercadorias, sempre que enviar ou transportar bens de circulação para fora do local de produção ou exposição. Deste modo, é obrigatório a comunicação dos respetivos documentos de transporte à AT, uma vez que só com a validação por parte da AT é que pode legalmente justificar a mercadoria que transporta. O processo de comunicação dos documentos de transporte é semelhante ao utilizado nos documentos financeiros (ver infografia).

 

Pode efetuar a comunicação via SAF-T, em que terá que exportar o ficheiro e submeter o ficheiro no Portal das Finanças. Pode também optar por comunicar via WebService, em que o documento é comunicado de forma eletrónica diretamente a partir do Jasmin. De acordo com a configuração do sistema, a comunicação pode ocorrer automaticamente no momento da gravação ou posteriormente a seu pedido. 

 

No entanto, se preferir comunicar o documento através do telefone ou diretamente no Portal das Finanças, terá de associar o código de transporte de forma manual no Jasmin.

 

Conheça em pormenor este tipo de comunicação nos seguintes artigos de apoio:

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não