Negócios

A importância de uma loja online no Facebook para os negócios

por Isabel Dias | 9 Outubro, 2017

Quando foi a última vez que acedeu ao Facebook? E desde quando não passa um dia sem, pelo menos uma vez, fazer check às suas notificações? Já alguma vez pesquisou ou comprou produtos através de uma loja online no Facebook?

 

Estudos demonstram que mais de 5 mil milhões de publicações são feitas diariamente no Facebook em todo o mundo. O que significa mais de 5 mil milhões de acessos por dia!

 

Do ponto de vista das empresas há que olhar para esta tendência comportamental como uma oportunidade de negócio, afinal, os consumidores são também, na sua maioria, utilizadores ativos das redes sociais.

 

O comportamento do consumidor e as redes sociais

 

As redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e, enquanto consumidores, percebemos a influência que têm nas nossas decisões de compra por mais insignificantes que elas sejam, como por exemplo comprar uma capa para o telemóvel novo ou escolher um restaurante para um almoço rápido entre reuniões em dia de trabalho.

 

Com a evolução das novas tecnologias, a quantidade de fatores que influenciam o processo de compra aumentou. Por exemplo, conhecer a opinião de outros consumidores relativamente a outros produtos nunca foi tão simples como é agora. As reviews são um excelente exemplo!

 

Surgiu também o termo conhecido como e-commerce que rapidamente se propagou para as redes sociais e que se tem revelado como muito eficiente, principalmente para empresas que comercializam os seus produtos única e exclusivamente através de plataformas online.

 

Temos como exemplo de uma plataforma de e-commerce bastante bem sucedida a loja online no facebook.

 

Uma mais-valia para os negócios

 

Ter uma loja online no Facebook já é considerado imprescindível para ganhar vantagem competitiva e estar em constante contacto com os clientes e potenciais clientes que utilizam esta rede social. Para além disso, uma loja online beneficia, e muito, a gestão do negócio na medida em que:

 

  • Está sempre aberta, 24 horas por dia e 356 dias por ano;
  • Não necessita de um espaço físico;
  • O alcance de clientes é exageradamente maior;
  • Os custos de manutenção são mais reduzidos;
  • Confere liberdade e flexibilidade ao dono do negócio.

A par de todas estas vantagens, aspetos como a oferta dos portes de envio, a realização de campanhas segmentadas ou a distribuição de cupões de desconto são apenas mais três exemplos de estratégias promocionais que ter uma loja online no Facebook nos permite fazer.

 

Os números comprovam

 

Segundo um estudo realizado pela Ipsos para a PayPal, reconhecida empresa de pagamentos online, acerca dos hábitos de consumo de produtos online, prevê-se que até ao final deste ano sejam gastos cerca de 2,65 mil milhões de euros pelos portugueses. Trata-se de um aumento de 14% face aos 2,33 mil milhões de euros gastos em 2016 que, face a 2015, aumentou em 17% (foram gastos 2 mil milhões de euros).

 

Com base no mesmo estudo, concluiu-se que 70% dos adultos (entre os 18 e os 74 anos) com acesso à internet faz compras online. Confirmou-se também que o volume de compras feitas na internet irá aumentar sendo que 40% dos 70% anteriormente referidos afirma que irão aumentar os gastos nos próximos meses. As previsões apontam para gastos na ordem dos 2,95 mil milhões de euros em comércio eletrónico no ano de 2018 pelos portugueses.

 

Para além destes números há que ter em conta o comportamento do consumidor, que cada vez mais se assume como exigente e curioso. Exigente relativamente à qualidade do produto ou serviço que vai adquirir online e curioso para saber o que outros consumidores têm a dizer sobre esse mesmo produto ou serviço. Se o nosso cliente está na internet, nós, enquanto marcas, temos igualmente de estar. E uma das formas mais inteligente para o fazer é adotar o sistema disponibilizado por uma das maiores redes sociais do século XXI - a loja online do Facebook.

 

Jasmin, o alicerce da gestão de pequenos negócios

 

Contudo, a gestão de um negócio online requer tempo e dedicação. Afinal, há que manter os clientes satisfeitos com o objetivo de os fidelizar potenciando, assim, o negócio. O software de faturação Jasmin é o aliado que precisa na gestão do seu negócio.

Trata-se de um software de gestão totalmente cloud, que lhe permite gerir o seu negócio de forma simples onde quer que esteja. Agiliza todos os processos burocráticos e repetitivos, como a emissão de faturas, controlo de stocks e inventários.

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PME

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