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Criar empresa: consiga-o em 12 passos

por Isabel Dias | 14 Março, 2018

Para criar uma empresa, ter uma ideia de negócio inovadora por si só não chega. Pensar num nome apelativo, num logotipo original e numa imagem diferenciadora são algumas das preocupações que surgem desde logo, mas antes de colocar a sua ideia em prática há um conjunto de passos que deve ter em atenção.

 

Saiba como criar uma empresa em 12 passos

 

O empreendedorismo em Portugal está a ganhar cada vez mais força. São cada vez mais as pessoas que decidem arriscar e criar o seu próprio negócio. No entanto, criar uma empresa não é um processo fácil.

 

Assim, para simplificar este processo, preparámos um pequeno guia para o ajudar a criar a sua empresa passo a passo. Considere os 12 passos que se seguem e tenha um bom começo!

 

1. Pensar na ideia de negócio

 

Afinal, qual é a sua ideia de negócio? Que tipo de empresa pretende criar? Qual o produto ou serviço que pretende comercializar? Este é o seu primeiro grande desafio: pensar na ideia de negócio!

 

Comece por avaliar o potencial da ideia, explorar casos de sucesso e fazer aquilo que em marketing se chama de “análise SWOT”. Isto é, identificar as forças e fraquezas da sua ideia, bem como as oportunidades e ameaças do mercado no qual pretende atuar. E, o mais importante de tudo, seja realista! Não crie um negócio a pensar apenas nos seus interesses, mas sim nas necessidades e tendências do mercado.

 

2. Analisar o mercado e a concorrência

 

Depois de pensar na ideia de negócio e avaliar a sua viabilidade, está na hora de analisar o mercado e também a concorrência. Para isso, tenha em conta:

 

  • O perfil do público-alvo que pretende atingir;
  • A dimensão do mercado onde pretende atuar;
  • A concorrência e respetivas quotas de mercado;
  • O potencial de crescimento que o seu negócio pode ter.

     

Todos estes pormenores irão permitir-lhe definir melhor a sua marca, bem como o respetivo posicionamento no mercado.

 

3. Elaborar um plano de marketing

 

Ao elaborar o plano de marketing, é importante que defina a política da empresa, os respetivos objetivos e ainda as perspetivas de evolução do negócio. Tudo isto com uma visão a longo prazo, pois só assim será capaz de antecipar os comportamentos do mercado e reduzir as hipóteses de erro.

 

4. Criar um plano de negócio

 

Antes de transformar a sua ideia num negócio e criar sua própria empresa, é importante que crie um plano de negócio. Porquê? É simples: este será o documento que irá apresentar a viabilidade da sua ideia a potenciais investidores. E, como tal, é indispensável.

 

Assim, deverá incluir no documento uma apresentação do projeto, do mercado e da sua envolvente. Posteriormente, é também importante que defina objetivos e elabore uma estratégia comercial e um plano de investimentos. No final, não se esqueça de apresentar as perspetivas de retorno desse investimento.

 

5. Escolher o espaço físico

 

Nos dias que correm, a par da evolução tecnológica do mercado, são cada vez mais as empresas que apostam no e-commerce como fator de diferenciação. Contudo, e apesar de esta não ser uma ideia a pôr de lado, ter um espaço físico acrescenta sempre mais credibilidade ao negócio.

 

Por isso, no caso de optar por investir num espaço físico para o seu negócio, tenha em atenção a localização, dimensão e acessibilidade do mesmo. E, claro, não se esqueça de analisar o ambiente e os restantes serviços que operam à sua volta.

 

6. Escolher a equipa certa

 

De que serve uma ideia de negócio inovadora se não tem consigo as pessoas certas para colocá-la em prática? Pois é... Criar uma equipa de trabalho que lhe transmita segurança é fundamental para que se sinta confiante durante todo este processo.

 

Por isso, no momento da contratação tenha em atenção as soft skills que, por vezes, são mais relevantes do que a própria experiência profissional ou a área de formação.

 

7. Pensar no financiamento

 

Nem sempre temos a sorte de possuir liquidez para criar uma empresa, não é verdade? Se este é o seu caso, não desanime! Saiba que, no Portal do Cidadão ou no Instituto do Emprego e Formação Profissional, poderá encontrar várias soluções de apoio.

 

8. Pensar na contabilidade

 

Desengane-se se considera que a contabilidade da sua empresa é um tema secundário. Para além de uma imposição legal, a contabilidade é uma uma função essencial a qualquer empresa.

 

Existem vários impostos que terá de pagar, como por exemplo o IRC, o IVA, o IRS ou a TSU. Além disso, terá também outras obrigações legais decorrentes da atividade. Sabia que, desde 2013, é obrigatório utilizar um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária? É verdade!

 

Se não se sentir à vontade com a área, considere contratar um contabilista que o possa ajudar a cumprir todas as suas obrigações legais e fiscais. Afinal de contas, o melhor é jogar pelo seguro!

 

9. Escolher um software de faturação

 

A tecnologia pode, realmente, intervir a favor da contabilidade! Além de ajudar a estruturar processos, simplifica a faturação e ajuda a acompanhar a evolução dos negócios.

 

Por isso, ao decidir criar uma empresa e para que tenha que investir o mínimo possível, o ideal é que opte por um software gratuito e devidamente certificado pela Autoridade Tributária.

 

10. Definir a forma jurídica

 

Neste passo terá de tomar uma das decisões mais importantes: criar uma empresa sozinho ou em sociedade?

 

O mais importante nesta decisão é que conheça todas as implicações a que poderá estar sujeito no futuro. Por exemplo, quais as responsabilidades dos sócios em caso de dívida da empresa, qual o capital social inicial, entre outras questões.

 

11. Constituir formalmente a empresa

 

Por norma, a constituição formal de uma empresa apresenta uma elevada carga burocrática. Contudo, com a evolução tecnológica, já não tem que ser assim.

 

Atualmente, a maioria dos processos podem ser tratados online, poupando muito tempo. Assim, pode tratar de todo este processo, em menos de uma hora, no Portal do Cidadão!

 

12. Iniciar a atividade

 

Ao chegar a este passo, está na hora de iniciar a sua atividade! Contacte fornecedores, defina prazos de entrega, assegure-se que todos os pormenores estão alinhados para receber os seus clientes e boa sorte!

 

Uma boa ideia não é suficiente para uma empresa de sucesso

 

Ao longo deste artigo falámos da obrigatoriedade de utilizar um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária.

 

Nesse seguimento, o ideal é que para além de certificado, opte por um software cloud para que possa aceder às informações do seu negócio a partir de qualquer lugar e dispositivo desde que tenha ligação à internet.

 

Uma boa aposta para quem procura um software com estas condições é o Jasmin. Um software de faturação 100% cloud e certificado que foi desenvolvido a pensar em empreendedores que estão a iniciar a sua atividade comercial.

 

Além de apresentar uma versão gratuita - o Jasmin Express, pode contar com o apoio de uma equipa sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas ou ajudar com qualquer funcionalidade.

 

Experimente já o Jasmin Express sem qualquer custo associado e garanta o sucesso da sua empresa!

 

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