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Apoio ao cliente nas PMEs? Check!

por Isabel Dias | 22 Maio, 2018

A importância de um bom serviço de apoio ao cliente é vital, seja em pequenas, médias ou grandes empresas. Independentemente do tamanho todas as empresas devem implementar um excelente serviço de apoio ao cliente.

 

Dar todo o apoio que o cliente precisa contribui para que se mantenha satisfeito. E sabemos que estes se tornam leais e, mais!, trazem mais clientes através dos seus testemunhos. Se a sua empresa ainda não tem nenhuma estratégia de customer service, confira algumas dicas para implementar ou melhorar o apoio ao cliente no seu negócio.

 

O que é o apoio ao cliente?

 

O conceito de apoio ao cliente é nada mais que a capacidade de satisfazer e corresponder às necessidades de um cliente.

 

Não se trata, pois, de resolver problemas, apenas. Envolve apoio antes, durante e depois de uma compra, bem como a resposta a questões e dúvidas em qualquer estágio da jornada de um consumidor no seu funil de vendas.

 

Como posso melhorar o apoio ao cliente no meu negócio?

 

Para criar um serviço de atendimento e apoio ao cliente, pode ter que investir alguns recursos. É um esforço que valerá a pena, e compensará no final. Siga as dicas:

 

1. Crie uma ligação com o cliente:

 

Por ser uma PME terá uma lista de clientes certamente menos extensa que uma grande empresa. Isto acaba por ser uma vantagem, já que para si os seus clientes são mais que um número. Tem a oportunidade de oferecer contacto personalizado e criar uma ligação com cada um deles.

 

2. Esteja presente nos vários canais:

 

A era do apoio ao cliente apenas via telefone já acabou. Onde é que os seus clientes procuram ajuda? Acompanhe as tendências com chatbots, páginas de FAQs no website ou um serviço de email especialmente dedicado ao apoio ao cliente.

 

3. Seja rápido na resposta:

 

Demorar dias a responder a um e-mail não abona nada a favor do serviço de apoio ao cliente do seu negócio. Até algumas horas podem fazer a diferença, neste caso. Tente ser o mais rápido possível a responder a questões, dúvidas, chamadas e até reclamações.

 

4. Trate todos os clientes com o mesmo nível de serviço:

 

Não importa se se trata de um cliente que o visita anualmente, ou um com quem tem contacto diariamente, o trato tem de ser igualmente cordial e prestável. Lembre-se: um cliente satisfeito volta.

 

5. Ouça todos os feedbacks:

 

Ter feedback de um cliente é sempre bom, ainda que seja negativo, porque lhe dá a oportunidade de melhorar e evoluir o seu negócio. Rejeitar feedback porque não corresponde às suas expectativas não é o caminho a seguir.

 

6. Treine os seus colaboradores:

 

Lidar com pessoas não é para todos, e há quem o faça melhor que outros. No entanto, aprender não custa. Provavelmente não terá colaboradores designados especificamente para o apoio ao cliente, pelo que terá de capacitar os seus colaboradores para lidar com clientela, oferecer apoio e resolver problemas, de forma simples e eficaz.

 

7. Não faça promessas em vão:

 

Muito importante, nada desmotiva e afasta mais clientes do que promessas falhadas. Não faça promessas que não vai cumprir, e mostre ao cliente que fará tudo para o ajudar.

 

Em resumo, seja customer centric, foque-se nos seus clientes e na relação com eles. Forneça-lhes um bom serviço de apoio ao cliente, e os resultados não demorarão a fazer-se ver.

 

8. Apoio ao cliente integrado na gestão:

 

O apoio ao cliente é uma área que deve ser integrada na gestão do seu negócio. Aqui, pode optar por um sistema de CRM – customer relations management, ou gestão de relações com o cliente – para implementar um serviço de apoio ao cliente.

 

O Jasmin integra com as principais aplicações do Marketplace, incluindo os sistemas de CRM mais procurados, de forma fácil e intuitiva, assegurando que todas as áreas do seu negócio estão em sintonia.

 

Jasmin e apoio ao cliente:

 

O Jasmin, mais que um software expert em gestão, é um parceiro de negócio. Desenhado especialmente para empreendedores, trabalhadores independentes e empresas que querem expandir e evoluir os negócios, o Jasmin ajuda-o a corresponder às exigências da era digital.

 

E para que nunca se sinta desamparado, o Jasmin disponibiliza todo o apoio e ajuda, à distância de um clique.

 

Acompanhamento especializado:

 

Tem a ajuda de profissionais especializados na solução, que o acompanharão em todas as fases de utilização do software, desde a configuração inicial até cumprimento de legislação e obrigações fiscais. A equipa Jasmin está focada em ajudá-lo a evoluir e a consolidar o seu negócio.

 

Ajuda Integrada no Software:

 

Para uma resposta em tempo real a questões mais específicas, no Jasmin pode encontrar um live chat onde pode colocar as suas dúvidas. O live chat integrado na interface do software de gestão conta com a ajuda de especialistas que lhe oferecem apoio na hora, e em qualquer lugar.

 

Apoio Telefónico:

 

Se preferir um contacto telefónico, não há problema algum. Só tem que deixar o seu pedido de contacto, e a equipa de suporte do software de gestão Jasmin, estará disponível todos os dias em horário alargado, para entrar em contacto consigo com a maior brevidade.

 

Informação útil e assertiva:

 

Tem ainda disponível um Help Center com FAQ’s, dicas, vídeos e tutoriais, para não se perder em documentação complexa e pouco intuitiva. No Help Center do Jasmin encontrará a resposta a qualquer dúvida que possa existir.

 

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