Gestão Pessoal

6 dicas para reter talento no seu negócio

por Isabel Dias | 9 Outubro, 2018

Uma das maiores riquezas de qualquer organização é, sem dúvida, o capital humano. Por isso, é essencial reter talento e diminuir a rotatividade de colaboradores. 

 

Das várias causas que levam as pessoas a mudar de emprego, poucas são aquelas que um empregador não pode influenciar. Reter talento negócio depende em boa parte da relação que a empresa escolhe ter com os colaboradores. 

 

Como reter talento num negócio 

 

#1. Incentivar a comunicação bidirecional e um bom relacionamento entre teamleaders e colaboradores 

 

Os seus colaboradores são muito importantes, não se esqueça que o crescimento do negócio passa sempre por eles.  

 

O relacionamento que os colaboradores mantêm com os seus teamleaders, com a direção e mesmo entre eles é muito importante na forma como se relacionam com o trabalho e o local de trabalho - será que está a lidar com os conflitos no local de trabalho da melhor forma? 

 

Por outro lado, a comunicação é um ponto crítico. Sem uma comunicação fluida, direta e transparente nunca conseguirá que toda a equipa esteja alinhada, ou que haja sequer um sentimento de pertencer a uma equipa. Quer reter talento? Trabalhe as equipas, a comunicação e o ambiente de trabalho. 

 

#2. Motivar os que trabalham em prol do crescimento do seu negócio 

 

Um colaborador sem motivação, ainda que excelente profissional, irá, aos poucos, tornar-se medíocre, ou procurar uma outra empresa que lhe ofereça os desafios que procura. 

 

Motivar os colaboradores é essencial não só para reter talento como para ajudar a sua equipa a ser mais produtiva e eficiente. Lembre-se uma pessoa motivada é mais criativa, mais esforçada e melhor no que faz. E que formas há de criar motivação na sua equipa? Pode experimentar atividades de teambuilding, criar eventos, desafios ou até incentivar pequenas competições saudáveis entre colegas. 

 

#3. Criar oportunidades de crescimento e evolução 

 

A nova cultura corporativa, na qual se tem vindo a apostar, abre oportunidades para os colaboradores, e que consegue eficazmente reter talento. Um profissional sem possibilidade de crescer, pessoal ou profissionalmente, fica estagnado e acaba por abandonar a empresa.  

 

Esta situação é bem mais comum do que se pensa: muitos empregadores não apostam na formação dos seus colaboradores porque acham que pode ser um gasto desnecessário, ou não prioritário. Veja a importância do desenvolvimento pessoal no trabalho. 

 

#4. Encorajar a autonomia dos colaboradores 

 

Autonomia não se define como “fazer as coisas sozinho” ou “fazer o que se quer”, muito pelo contrário, encorajar um colaborador a trabalhar com autonomia é moldar o ambiente de trabalho de forma a que consiga estar sempre no seu melhor e a evoluir constantemente.  

 

Dê à equipa poder de decisão, confiança, oportunidades e ferramentas para atingir os objetivos, profissionais e pessoais. Se ajudar os colaboradores a explorar o seu talento, conseguirá exatamente reter talento na sua empresa. 

 

#5. Reconhecer o talento que está à sua frente 

 

E o que é essencial para reter talento numa organização? Pois bem, é reconhecê-lo. Se as pessoas que trabalham diariamente consigo, não se sentirem apreciadas e valorizadas, não vão continuar muito tempo na sua empresa.  

 

Como pode fazê-lo? Há imensas formas de mostrar aos colaboradores que aprecia o seu trabalho e dedicação, desde pequenas coisas como palavras de encorajamento, ou até um agradecimento usando o nome deles, até algo de maior dimensão como prémios de produtividade. 

 

#7. O colaborador no centro  

 

O essencial a reter é que os colaboradores são importantes; a formação, bem-estar e motivação são fatores-chave no caminho para o sucesso.

 

Tenha em conta as suas preocupações, implemente políticas mais éticas e ecológicas, e faça do local de trabalho um sítio onde estes se sentem bem. Porque “se fizeres o que gostas, nunca terás que trabalhar um só dia.” 

 

Jasmin, o incentivo ao crescimento do seu negócio 

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é um verdadeiro aliado no crescimento do seu negócio. Dotado de ferramentas que o ajudam a maximizar a rentabilidade da sua equipa de trabalho, o Jasmin também simplifica a gestão das suas atividades empresariais através de processos automatizados e sem qualquer custo associado. 

 

Não conhece? Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa. 

Mais artigos

Ver mais